Sul Fluminense

Reeleito para 6º mandato, prefeito de Volta Redonda analisa gestão

Reeleito em outubro de 2024 para o sexto mandato como prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do Progressistas, concedeu entrevista ao Conexão Fluminense. O mandatário da cidade do Sul Fluminense abordou perspectivas de investimentos e ações para manter o alto grau de geração de emprego.

Ele também citou a continuidade de iniciativas na área de segurança, que registrou queda nos índices de violência. Na entrevista, Neto também assumiu como um dos principais desafios da atual gestão tornar a saúde pública de Volta Redonda a melhor do Brasil.

Antônio Francisco Neto tem 68 anos e foi eleito com 109.688 votos, que representa quase 73% do eleitorado que compareceu às urnas. A eleição aconteceu com o apoio de 12 partidos. Seu vice é Engenheiro Faria, também do PP, que tem 84 anos.

Confira a entrevista completa do prefeito de Volta Redonda:

  • O senhor tomou posse para o sexto mandato como prefeito de Volta Redonda. Qual principal lição apreendida ao longo desta experiência? Qual o principal erro e qual o principal acerto?

Antonio Francisco Neto: Aprendi que a união, as parcerias, o amor por Volta Redonda foram fundamentais durante esses anos para conseguirmos tornar nossa cidade uma referência em diversas áreas. Os desafios continuam e sempre podemos melhorar em prol da população. E isso estamos fazendo todos os dias.

  • Como o senhor avalia a relação com a Câmara Municipal? Como será neste novo mandato? Pretende mudar algo?

Antonio Francisco Neto: Continuaremos o bom relacionamento que a prefeitura tem com a Câmara, que tanto nos ajudou a tirar do papel diversos projetos, obras, ações que hoje já beneficiam a população de Volta Redonda. O pensamento sempre será de colocar o povo da nossa cidade em primeiro lugar.

  • Quais foram os principais avanços no município durante o último mandato?

Antonio Francisco Neto: Quando reassumimos em 2021, muitas áreas com a saúde estavam abandonadas, com o Hospital São João Batista sob intervenção judicial. Servidores com salários atrasados. Iniciamos um trabalho de recuperação de toda a cidade, com obras importantes, mais de 300, muitas delas já entregues. Contratamos mais médicos para os postos de saúde, investimos na modernização da hospitais e escolas, iniciamos grandes obras que vão mudar a mobilidade urbana da cidade, reabrimos unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e inauguramos novos, implementamos cirurgias robóticas pelo SUS, zeramos filas de espera por procedimentos como ressonância magnética, batemos recordes de cirurgias, dentre muitas outras ações que já se concretizaram e outras a longo prazo que serão um legado para a população.

  • Em 2024, Volta Redonda registrou queda nos índices de violência. A que fatores, o senhor atribui isso?

Antonio Francisco Neto: Desde que criamos a Secretaria de Ordem Pública, sob o comando do Coronel Henrique, buscamos a integração entre as forças de segurança, a prefeitura realizou investimentos e temos contado com o apoio da população no combate e prevenção à violência.

Entre os investimentos, adquirimos mais de 20 novas viaturas, reforçamos o patrulhamento com a convocação de novos guardas municipais e demos continuidade ao policiamento de proximidade, alcançando mais de 11 mil pessoas que colaboram diariamente com o trabalho via WhatsApp, são os chamados ‘Aliados da Segurança Pública’.

Nos últimos meses tivemos o avanço da tecnologia no combate e prevenção às práticas delituosas. Já temos o programa Cidade Monitorada, com câmeras espalhas em pontos estratégicos da cidade, e recentemente teve a implantação do sistema de câmeras com reconhecimento facial, uma das tecnologias mais modernas do mundo e que garante ações mais eficazes por parte dos agentes públicos.

E em 2025 haverá ainda mais investimentos, entre eles a ampliação do policiamento suplementar para o período noturno, a expansão no número de aliados nos grupos de WhatsApp e a efetivação de novas patrulhas especializadas – como a de atendimento à causa animal e ambiental, à intolerância religiosa e preconceitos racial, contra pessoas com deficiência e LGBTQIA+.

  • Quais os principais desafios do prefeito para este novo mandato?

Antonio Francisco Neto: Tenho a missão de tornar a saúde pública de Volta Redonda a melhor do Brasil, e vamos conseguir. Para isso, estamos investindo, inclusive em inteligência artificial, programas de prevenção ao câncer, cirurgias robóticas, marcação de consultas pelo celular. Estamos reformando e ampliando o Hospital São João Batista, que é referência na região e se tornará uma unidade cirúrgica ainda melhor. O Hospital do Retiro também será reformado, assim como o Hospital da Criança.

Queremos tornar nossa cidade uma das mais seguras do país, e estamos no caminho para isso, com investimento em tecnologia, proximidade e colaboração da sociedade.

Os novos viadutos, ponte e outras obras em parceria com o Governo do Estado vão transformar a mobilidade urbana da cidade, e em breve já vamos entregar o primeiro viaduto, no bairro Voldac.

Para nossos servidores, enquanto for prefeito todos terão seus salários pagos em dia, no mês trabalhado. E a cada dia surgem mais desafios que temos superado e trabalhado para que a população possa morar na Volta Redonda que todos sonhamos viver.

  • ⁠Atualmente, quais são as principais áreas propulsoras da economia? O que a prefeitura faz para apoiar?

Antonio Francisco Neto: Volta Redonda, conforme mostram os números do Caged, é líder na geração de empregos na região, com uma indústria e comércio fortes. A prefeitura sempre está buscando parcerias com as empresas da região para aproximar os cidadãos às oportunidades. Temos programas de capacitação para o mercado de trabalho, como o “Mulheres Mãos à Obra”, que forma para a área da construção civil; o Diploma Cidadão, que, em parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), oferta curso de nível superior em Administração para pessoas com deficiência; temos o Sine (Sistema Nacional de Empregos) na Subprefeitura do Retiro; disponibilizamos espaços do Poder Público para que empresas possam realizar seleções e para que a população possa se candidatar e participar de oportunidade de emprego.

  • O senhor pretende concluir o mandato ou tem outros planos para o pleito de 2026?

Antonio Francisco Neto: Assim como sempre fiz em outros mandatos, vou continuar trabalhando por Volta Redonda, pela população, que nos deu esse voto de confiança. Meu compromisso é cuidar da cidade, do nosso povo, e assim farei.

  • Como é a relação do senhor com o governador Cláudio Castro?

Antonio Francisco Neto: O sentimento é de gratidão por tudo que o governador Cláudio Castro fez e vem fazendo por Volta Redonda. Um verdadeiro amigo da cidade. A parceria dele, assim como a do Dr. Luizinho, foi fundamental para recuperarmos a Saúde da nossa cidade e para que importantes obras saíssem do papel. Muitas delas já beneficiam a população. E essa parceria vai continuar rendendo frutos para Volta Redonda. Como sempre digo: ‘gratidão não prescreve’.

A entrevista de Antonio Francisco Neto é a terceira de uma série do Conexão Fluminense, que ouve chefes do Executivo municipal neste início de gestão. O prefeito carioca, Eduardo Paes, e Capitão Nelson, mandatário de São Gonçalo, também participaram.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Feijoadas celebram São Jorge

Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…

19 horas atrás

Ação de Páscoa leva alegria a crianças internadas no Souza Aguiar

Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…

24 horas atrás

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…

24 horas atrás

Festa de São Jorge movimenta Nova Iguaçu com fé, cultura e tradição

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações…

1 dia atrás

Glauber encerra a greve de fome

Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…

1 dia atrás

Secovi Rio se reúne com Senac RJ para alinhar evento sobre inovação no mercado imobiliário

Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…

2 dias atrás