Reeleito em outubro de 2024 para o sexto mandato como prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, do Progressistas, concedeu entrevista ao Conexão Fluminense. O mandatário da cidade do Sul Fluminense abordou perspectivas de investimentos e ações para manter o alto grau de geração de emprego.
Ele também citou a continuidade de iniciativas na área de segurança, que registrou queda nos índices de violência. Na entrevista, Neto também assumiu como um dos principais desafios da atual gestão tornar a saúde pública de Volta Redonda a melhor do Brasil.
Antônio Francisco Neto tem 68 anos e foi eleito com 109.688 votos, que representa quase 73% do eleitorado que compareceu às urnas. A eleição aconteceu com o apoio de 12 partidos. Seu vice é Engenheiro Faria, também do PP, que tem 84 anos.
Antonio Francisco Neto: Aprendi que a união, as parcerias, o amor por Volta Redonda foram fundamentais durante esses anos para conseguirmos tornar nossa cidade uma referência em diversas áreas. Os desafios continuam e sempre podemos melhorar em prol da população. E isso estamos fazendo todos os dias.
Antonio Francisco Neto: Continuaremos o bom relacionamento que a prefeitura tem com a Câmara, que tanto nos ajudou a tirar do papel diversos projetos, obras, ações que hoje já beneficiam a população de Volta Redonda. O pensamento sempre será de colocar o povo da nossa cidade em primeiro lugar.
Antonio Francisco Neto: Quando reassumimos em 2021, muitas áreas com a saúde estavam abandonadas, com o Hospital São João Batista sob intervenção judicial. Servidores com salários atrasados. Iniciamos um trabalho de recuperação de toda a cidade, com obras importantes, mais de 300, muitas delas já entregues. Contratamos mais médicos para os postos de saúde, investimos na modernização da hospitais e escolas, iniciamos grandes obras que vão mudar a mobilidade urbana da cidade, reabrimos unidades de Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e inauguramos novos, implementamos cirurgias robóticas pelo SUS, zeramos filas de espera por procedimentos como ressonância magnética, batemos recordes de cirurgias, dentre muitas outras ações que já se concretizaram e outras a longo prazo que serão um legado para a população.
Antonio Francisco Neto: Desde que criamos a Secretaria de Ordem Pública, sob o comando do Coronel Henrique, buscamos a integração entre as forças de segurança, a prefeitura realizou investimentos e temos contado com o apoio da população no combate e prevenção à violência.
Entre os investimentos, adquirimos mais de 20 novas viaturas, reforçamos o patrulhamento com a convocação de novos guardas municipais e demos continuidade ao policiamento de proximidade, alcançando mais de 11 mil pessoas que colaboram diariamente com o trabalho via WhatsApp, são os chamados ‘Aliados da Segurança Pública’.
Nos últimos meses tivemos o avanço da tecnologia no combate e prevenção às práticas delituosas. Já temos o programa Cidade Monitorada, com câmeras espalhas em pontos estratégicos da cidade, e recentemente teve a implantação do sistema de câmeras com reconhecimento facial, uma das tecnologias mais modernas do mundo e que garante ações mais eficazes por parte dos agentes públicos.
E em 2025 haverá ainda mais investimentos, entre eles a ampliação do policiamento suplementar para o período noturno, a expansão no número de aliados nos grupos de WhatsApp e a efetivação de novas patrulhas especializadas – como a de atendimento à causa animal e ambiental, à intolerância religiosa e preconceitos racial, contra pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
Antonio Francisco Neto: Tenho a missão de tornar a saúde pública de Volta Redonda a melhor do Brasil, e vamos conseguir. Para isso, estamos investindo, inclusive em inteligência artificial, programas de prevenção ao câncer, cirurgias robóticas, marcação de consultas pelo celular. Estamos reformando e ampliando o Hospital São João Batista, que é referência na região e se tornará uma unidade cirúrgica ainda melhor. O Hospital do Retiro também será reformado, assim como o Hospital da Criança.
Queremos tornar nossa cidade uma das mais seguras do país, e estamos no caminho para isso, com investimento em tecnologia, proximidade e colaboração da sociedade.
Os novos viadutos, ponte e outras obras em parceria com o Governo do Estado vão transformar a mobilidade urbana da cidade, e em breve já vamos entregar o primeiro viaduto, no bairro Voldac.
Para nossos servidores, enquanto for prefeito todos terão seus salários pagos em dia, no mês trabalhado. E a cada dia surgem mais desafios que temos superado e trabalhado para que a população possa morar na Volta Redonda que todos sonhamos viver.
Antonio Francisco Neto: Volta Redonda, conforme mostram os números do Caged, é líder na geração de empregos na região, com uma indústria e comércio fortes. A prefeitura sempre está buscando parcerias com as empresas da região para aproximar os cidadãos às oportunidades. Temos programas de capacitação para o mercado de trabalho, como o “Mulheres Mãos à Obra”, que forma para a área da construção civil; o Diploma Cidadão, que, em parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), oferta curso de nível superior em Administração para pessoas com deficiência; temos o Sine (Sistema Nacional de Empregos) na Subprefeitura do Retiro; disponibilizamos espaços do Poder Público para que empresas possam realizar seleções e para que a população possa se candidatar e participar de oportunidade de emprego.
Antonio Francisco Neto: Assim como sempre fiz em outros mandatos, vou continuar trabalhando por Volta Redonda, pela população, que nos deu esse voto de confiança. Meu compromisso é cuidar da cidade, do nosso povo, e assim farei.
Antonio Francisco Neto: O sentimento é de gratidão por tudo que o governador Cláudio Castro fez e vem fazendo por Volta Redonda. Um verdadeiro amigo da cidade. A parceria dele, assim como a do Dr. Luizinho, foi fundamental para recuperarmos a Saúde da nossa cidade e para que importantes obras saíssem do papel. Muitas delas já beneficiam a população. E essa parceria vai continuar rendendo frutos para Volta Redonda. Como sempre digo: ‘gratidão não prescreve’.
A entrevista de Antonio Francisco Neto é a terceira de uma série do Conexão Fluminense, que ouve chefes do Executivo municipal neste início de gestão. O prefeito carioca, Eduardo Paes, e Capitão Nelson, mandatário de São Gonçalo, também participaram.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O projeto Capacita Audiovisual, promovido pela Associação Égide em parceria com a Fundação Rio das…
Após o sucesso da campanha de vacinação antirrábica realizada nos últimos meses de 2024, que…
A Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por meio da Secretaria Municipal de…
A CCR RioSP inaugura nesta quarta-feira (13), um novo Ponto de Parada e Descanso (PPD)…
O deputado Chiquinho da Mangueira (SDD), que foi secretário de esportes por 8 anos, não…
Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebea) de Nova Friburgo, na Região Serrana, promoverá no próximo dia…