*Por Paulo Marinho
“Confesso que tenho um jeito meio estúpido de ser, mas é assim que sei te amar”, essa é a forma carinhosa e não transitória cultuada durante décadas com a cantora Eliana Pittman, em 14 de agosto completando 80 anos – já descontado imposto de renda.
Quando vi e li a excelente matéria com chamada na primeira página de O Globo, completada no segundo caderno, assinada por Silvio Essinger. Eliana contando tudo da sua vida, Ipisis litteris( literalmente), casamento mal acabado, críticas a Cidinha Campos, muitos namoros, mas falando inglês fluentemente e português também, aliadas a força e inteligência da mãe Ofélia, fazendo amigos e admiradores, trouxe à baila, uma certeza: reconhecimento ao chegar aos 80 anos, reunindo histórias que hoje serão transformadas em livro. Profissionalmente, perfeita.
Salve Eliana Pittman.
Teti Alfonso e sua inconfundível marca

Diva pra lá. Diva, pra cá, e ao me informar quem era ela, Armandina diz: é a nova coordenadora da entidade de Ensino Pinheiro Guimarães, unidade Catete. Conversa vai. Conversa vem, fico frente à frente com Diva, conhecida em casa como Beth. Filha de quem, de quem? Do grande diretor de TV, Teti Alfonso, com passagem brilhante pela Globo e Bandeirantes, onde passou deixando sua inconfundível marca de competência.
Foram anos, hoje ainda morador do Leme, Teti, respeitado por Gerson “Canhotinha de ouro”, José Carlos Araujo, Luciano do Vale, Mario Jorge Guimarães entre outros que o seguiam nos quesitos: humildade, inteligência e liderança.
Durante a Copa de 94, nos EUA, acompanhei de perto a trajetória da sua sensibilidade, com voz mansa e passos firmes comandava a tropa. Foi uma surpresa agradável ao saber da Diva ou Beth para os íntimos sua filha que ele aos 99 anos está lúcido, inteirado, ouvindo rádio, lendo jornais e vendo televisão.
Sugeri os responsáveis pelos 100 anos das Organizações Globo, evento de aniversário em julho, para incluírem o Teti, nas comemorações. Seria um presente antecipado para ele que em fevereiro( 24-02-2026), completará 100 anos. Consultado, Deus disse disse, ” Tudo certo”.
Curtinhas e rápidas
- Infelizmente não é bom o estado de saúde do jornalista Zuenir Ventura.
- Batendo um bolão: Nelson Motta com 80 e namorada 38. Marcio Braga chega aos 85, casado com uma de 39, cheirando a tinta. É o amor em alta dimensão.
- Nesta segunda-feira, das 8 às 12h, o ex-governador Wilson Witzel estará por vídeo participando do programa 100 % Educação, rádio POP RIO FM 88.7.
- O Globo não está dando tréguas a Lula. Observem.
- Eduardo Paes tem que capinar sentado para segundo amigos e não puxa sacos ganhar votos no interior. São 92 municípios a percorrer.
- Cesar e Verinha continuam dando cartas na Câmara dos vereadores do Rio. Em longevidade o beija mão tem que passar por eles.
- Desembargador Siro Darlan, prestigiadíssimo em Mato Grosso do Sul.
- Cesar Daflon, com muita categoria, continua apresentando a Roda de Samba, toda terça-feira, 18h, no Clube Municipal, Tijuca.
- Casal Marcos e Larissa Luz, sem as crianças, batendo um bolão. Segundo Ipec.
- Pesquisas apontam queda em popularidade de Lula, mas na corrida presidencial para 2026, nenhum candidato da direita ganha do “quatro dedos”.
- Observem: Tv Globo colocando muitos afrodescendentes em toda sua programação. Eu continuo aqui no Conexão esperando ir para o New York Times. Por favor, me socorre Marcos Luz.
Por hoje é só. CASTORINO, da ABL, um abraço. KARLA DE LUCAS, rádio Tupi, cautela. SÉRGIO PUGLIESE (Museu da Pelada), cuidado.

*Paulo Marinho é jornalista, apresentador do programa 100% Educação que vai ao ar segunda a sexta-feira, das 08 às 12h.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.