Norte Fluminense

Embrapa avança na transferência de tecnologia em Quissamã

Técnicos da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, no Norte Fluminense, e pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura, núcleo Cruz das Almas-BA, iniciaram a realização do quarto ciclo da seleção dos genótipos de mandioca. Ao todo, a iniciativa engloba cinco ciclos.

A ação aconteceu no Horto Municipal Hermes de Souza e contou com a colheita de 43 genótipos destinados à indústria e 18 para mesa. O objetivo é avaliar a produtividade entre os cultivares precoces e tardios.

A análise dos cultivares abrange os seguintes quesitos: desenvolvimento vegetativo, resistência à doenças, produtividade (rendimento) e teor de amido.Ao todo, a iniciativa engloba cinco séries.

Parceria com a Embrapa visa fortalecer agricultura

A ação foi acompanhada pela prefeita Fátima Pacheco, e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, com a orientação do pesquisador da Embrapa Dimmi Barbosa e a participação de técnicos da secretaria.

Pacheco avaliou os constantes avanços para o desenvolvimento do setor. “O fortalecimento da agricultura conta com uma série de ações e bom desempenho no cultivo de diversos produtos. São frutas, legumes, verduras, raízes, hortaliças, grãos, entre outras variedades produzidas no município com destinação para a merenda escolar e venda direta ao consumidor”, ressaltou.

Horto contribui com produtor

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, destacou a importância do Horto Municipal incentivo ao produtor.

“O Horto Municipal tem um grande potencial no desenvolvimento de tecnologias que possam ser transmitidas aos produtores locais, principalmente da agricultura familiar, com a diminuição dos custos e aumento da produtividade”, explicou.

A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã e a Embrapa atuam em conjunto para aumentar a produção, promover maior rentabilidade para os agricultores. A iniciativa também inclui o plantio de espécies frutíferas e hortaliças.

Espécies diversas integram parceria com a Embrapa

Variedades estão inseridas no acordo da prefeitura com a Embrapa para a realização de ensaios. Entre as espécies em fase de testes estão: citrus, umbu-cajá, acerola, banana, caju, uva e café.

“A Embrapa está implantando os experimentos no campo, capacitando os técnicos locais que ao final do processo irão transmitir aos produtores o conhecimento, com aumento da produtividade e renda”, enfatizou o pesquisador da Embrapa, Dimmi Barbosa.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Série A2 tem 1ª rodada com clássicos históricos

Apesar da clara situação atual de pouco investimento, Bangu e Olaria são dois dos mais…

2 horas atrás

“Caravana + Qualifica Rio” com inscrições prorrogadas em Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda, no Sul Fluminense, anunciou a prorrogação das inscrições para o…

4 horas atrás

VINO! e as despedidas de solteiro

Neste mês de maio, aquela época especial de brinde às noivas, o VINO! Copacabana tem…

3 dias atrás

Seminário discute futuro sustentável do Rio de Janeiro

Nesta sexta-feira (16), o Instituto Coalizão Rio, em parceria com o Sistema OCB/RJ, promoveu o…

3 dias atrás

Caminhada celebra mães de filhos com deficiência em Maricá

A Prefeitura de Maricá, no Leste Fluminense, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência…

3 dias atrás

Capacitação reforça gestão nas unidades de saúde de Belford Roxo

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (15), o Curso de Capacitação…

3 dias atrás