Iniciativa da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar mira a qualificação de profissionais em áreas estratégicas da Economia do Mar. (Foto de banco de imagens)
A Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar) abriu nesta quarta-feira (24) inscrições para o programa Empregos Azuis, Um Mar de Oportunidades. A iniciativa gratuita tem como foco a qualificação de trabalhadores para profissões estratégicas da chamada Economia do Mar, com potencial de atuação em setores como indústria naval, portuária, marítima, offshore, logística e turismo costeiro.
Com abrangência em todo o Estado, o programa oferece cursos técnicos voltados a 11 áreas de alta empregabilidade. As formações incluem capacitação como taifeiro, montador de andaime, operador de empilhadeira, soldador, eletricista de embarcações, mecânico de motor a diesel (com curso básico de segurança em plataforma), entre outros.
A proposta do governo estadual é capacitar cerca de 12 mil profissionais até o fim de 2026, ampliando a oferta de mão de obra qualificada nos municípios fluminenses e contribuindo para o desenvolvimento regional. Segundo o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, o programa representa uma estratégia integrada de qualificação e empregabilidade.
“A Economia do Mar é vital para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. O Empregos Azuis une capacitação técnica com geração de oportunidades concretas para milhares de trabalhadores fluminenses”, afirmou.
Na ocasião de um evento realizado pela Seenemar no último dia 10, o Superientende de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Seenemar, João Leal, falou sobre o programa Empregos Azuis.
“Fiquei muito feliz de participar do painel “Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades”, que eu tive o privilégio de poder idealizar, junto com o secretário Cássio. Hoje anunciamos, e até quero agradecer ao presidente Caetano, ao menos 2 mil bolsas do SENAI, e mais 100 bolsas da Unisuam”
O programa é uma expansão do projeto-piloto Qualifica Já, realizado entre 2023 e 2024, que formou mais de 1.600 alunos em oito municípios do interior do estado. Com 635 km de litoral e posição de destaque na produção nacional de petróleo e gás, o Rio de Janeiro reúne condições ideais para liderar a agenda da economia marítima no país.
As inscrições estão abertas para moradores de todo o Estado e devem ser feitas pelo site oficial da Seenemar. Os interessados devem preencher um formulário e indicar os cursos de interesse.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
Desde sua inauguração em dezembro de 2023, o Hospital de Olhos de Macaé, no Norte…
O aguardado show da cantora Lady Gaga, marcado para o próximo dia 3 de maio…
O deputado Professor Josemar (Psol) defende a instalação de isolamento e portas de plataforma em…
Em Mesquita, na Baixada Fluminense, o Centro de Controle Operacional (CCO) vem se consolidando como…
O Shopping Metropolitano Barra, localizado na Barra Olímpica, na Zona Oeste da Capital, encerra neste…
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis realiza, entre os dias 28 e 30 de…