Leste Fluminense

Empresários da Firjan Leste Fluminense debatem sobre infraestrutura

A infraestrutura foi o tema central da reunião do Conselho Empresarial Leste Fluminense, realizada no último dia 13 de março, onde foram debatidos os principais entraves logísticos da região e do Estado. Durante o encontro, foram apontadas como prioridades as melhorias na BR-101, nas rodovias estaduais que cortam a região, no aeroporto de Cabo Frio e no Porto do Forno, em Arraial do Cabo. O debate foi conduzido pelo presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Guadagnin, ao lado do gerente de Estudos de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney.

“Seguimos na defesa de pautas de grande relevância para que se estabeleça um ambiente de negócios favorável, de forma a contribuir com o desenvolvimento econômico da região, criando oportunidades para mais investimentos, mais empregabilidade e melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Ricardo Guadagnin.

Durante a reunião, Ouverney apresentou um panorama dos investimentos estaduais e federais previstos para o Leste Fluminense no período de 2025 a 2027. Entre as áreas contempladas estão energia, com foco em fontes renováveis e expansão da rede elétrica; infraestrutura, abrangendo rodovias, portos, drenagem, contenção de encostas e mobilidade urbana; além de saneamento básico, habitação, saúde, educação e segurança pública. Ao todo, estão previstos 285 projetos para a região, com investimentos estimados em R$ 4,4 bilhões, além de recursos multirregionais que também contemplam o Leste Fluminense.

Andamento dos ativos logísticos da região foi passado aos empresários

Os empresários presentes também foram atualizados sobre o andamento dos ativos logísticos da região. A BR-101 encontra-se em processo de otimização contratual e, em breve, passará por leilão para definição da nova concessionária. O aeroporto de Cabo Frio está em fase de estruturação de licitação para transferência a um administrador privado. Já o Porto do Forno passará por um chamamento público para identificar interessados em projetos de investimento.

No encontro, também foram apresentados os temas que nortearão as ações do conselho ao longo do ano. Com base em escuta ativa com os empresários e estudos sobre as demandas da região, alguns temas prioritários foram definidos, como reforma tributária, segurança pública, legislação trabalhista, desenvolvimento regional e mobilidade urbana.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Fiscalização encontra materiais ilegais em antigo ferro-velho no Maracanã

A Subprefeitura da Grande Tijuca e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizaram, nesta…

18 horas atrás

Creci-RJ promove Ciclo de Palestras com foco em segurança nas transações imobiliárias

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realiza, no próximo…

21 horas atrás

Lady Gaga será homenageada na Alerj

O deputado Dionísio Lins (PP) quer dar a Medalha Tiradentes, a maior honraria da Alerj,…

21 horas atrás

Cenário Zona Sul: evento do Secovi Rio discute mercado imobiliário na região

No próximo 22 de maio, o Senac Botafogo recebe o evento “Cenário Zona Sul”, promovido…

23 horas atrás

Informativo técnico sobre impermeabilização se destaca como referência

O Impernews, informativo técnico da Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI), tem ganhado cada vez…

23 horas atrás

Universidades dos EUA participam de evento na Eleva Urca

Nesta sexta-feira (9), a Escola Eleva Urca, localizada na Zona Sul da Capital, será palco…

2 dias atrás