A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) sediou, no dia 10 de novembro, a 3ª edição do Encontro Nacional de Integração do Associativismo, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a ACRJ. O evento reuniu lideranças empresariais e parlamentares de diferentes estados para discutir os caminhos para a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do associativismo no Brasil.
A abertura contou com a presença dos presidentes Alfredo Cotait Neto (CACB), Josier Vilar (ACRJ), Ruy Barreto Filho (Conselho Superior da ACRJ) e Robson Carneiro (Facerj), além do empresário Alexandre Accioly, que compartilhou sua trajetória no empreendedorismo.
Debate sobre crescimento econômico foi o foco do encontro
O encontro teve como foco o debate sobre medidas que contribuam para o crescimento econômico com segurança jurídica, previsibilidade e redução da carga tributária. Também foram reforçados o papel e a importância das entidades associativistas no desenvolvimento do país.
Durante a abertura, Alfredo Cotait destacou temas prioritários como a atualização do teto do Simples Nacional, o debate sobre o voto distrital misto e a divulgação do Gasto Brasil, ferramenta da CACB que mostra como o governo utiliza os recursos públicos. “Esta rede deve estar comprometida e mobilizada com as nossas pautas, com as bandeiras da CACB”, afirmou.
O presidente da ACRJ, Josier Vilar, elogiou a iniciativa da confederação e reforçou o engajamento fluminense no movimento. “O Rio de Janeiro quer participar muito ativamente desse movimento liderado pelo nosso presidente, Alfredo Cotait, que tem feito um trabalho extraordinário de juntar essas partes para que essa soma seja muito maior do que o individual”, declarou.
Cotait ressaltou ainda a independência das associações comerciais. “É a única rede realmente independente desse país, que faz a defesa do empreendedorismo independentemente de verba governamental”, afirmou.
Josier Vilar destacou o esforço da ACRJ em transformar o Rio de Janeiro em um estado empreendedor e inovador. “Temos feito um esforço muito grande de transformar o Rio em um estado capaz de entrar no mundo digital e de promover a transformação digital”, disse.
Um dos momentos marcantes foi a homenagem a Guilherme Afif Domingos, reconhecido como o “pai do Simples Nacional”. Em seu discurso, Afif destacou a importância da união do setor: “Quando a gente trabalha junto, a gente se fortalece. Essa homenagem eu divido com todos vocês e a recebo como um estímulo para continuar lutando”.
Entre as autoridades presentes estiveram os deputados federais Domingos Sávio (PL/MG), Luís Carlos Gomes (Republicanos/RJ), Luiz Gastão (PSD/CE), o deputado estadual Luiz Paulo (PSD/RJ) e o senador Carlos Portinho (PL/RJ).
O evento também apresentou o painel “História de Sucesso no Empreendedorismo”, com o empresário Alexandre Accioly, 2º vice-presidente da ACRJ. Ele destacou o potencial do Rio de Janeiro no turismo como vetor de desenvolvimento. “O futuro do Rio de Janeiro está no turismo. É a nossa vocação, a nossa história e o nosso futuro”, afirmou.
Durante o encontro, a CACB lançou uma edição especial do CACB Informa, dedicada à ACRJ, que acaba de completar 216 anos de história. A publicação destaca o papel da entidade como símbolo da força empreendedora e associativista fluminense, além de reforçar a importância da inovação e da liberdade econômica para o desenvolvimento do país.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



