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Crime cibernético

Olha o golpe! Enel Distribuição alerta para fraude com sites falsos

O golpe envolve a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes de diversas formas.

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12 de dezembro de 2022
Olha o golpe! Enel Distribuição alerta para fraude com sites falsos
Os consumidores devem ficar atentos às informações divulgadas pela Enel

Um golpe digital muito comum é a criação de sites e envio de faturas e boletos falsos, muitas vezes em nome de empresas e concessionárias. A Enel Distribuição Rio, que fornece energia para 66 municípios do Rio de Janeiro, tomou conhecimento de um golpe envolvendo fraude para pagamento das faturas de energia.

O golpe envolve a criação de sites e perfis falsos que se passam pela Enel com o objetivo de enganar os clientes, coletar dados pessoais e emitir documentos de pagamento falsos, inclusive via PIX.

A ousadia dos criminosos é tanta que o golpe pode aparecer no topo do ranking dos buscadores (Google, Bing, Yahoo e outros) quando o consumidor pesquisa algum serviço, como por exemplo, a emissão de segunda via de faturas.

O golpe induz maliciosamente o consumidor a entrar em um ambiente falso, onde há a opção de pagamento da conta de energia por meio de PIX, modalidade que não é aceita pela Enel Rio.

Fuja do golpe. Olha as dicas da Enel

  1. O site oficial da Enel é o https://www.enel.com.br. Note que, no endereço seguro e verificado da Agência Virtual é possível, dentro da área restrita após o login e senha, emitir a segunda via de conta e solicitar outros serviços. Nele, há indicação de site seguro em que aparece o protocolo HTTPS no início da URL, com um cadeado de proteção. Sites falsos não trazem este cadeado e geralmente apresentam caracteres suspeitos como o “@” (arroba) e isto deve ser observado pelos clientes.
  2. Além do site www.enel.com.br, a companhia também disponibiliza a seus clientes seu aplicativo oficial Enel, que pode ser baixado na Google Play ou na Apple Store; o WhatsApp Elena (somente no número (21) 99601-9608) e a Central de Relacionamento (0800 28 00 120).
  3. A Enel Brasil possui perfis oficiais voltados para seus clientes nas plataformas Twitter, Facebook e Instagram. Nesses perfis, a companhia redireciona o contato para os canais seguros para dar prosseguimento a pedidos e acompanhamentos.
    https://twitter.com/EnelClientesBR
    https://www.facebook.com/EnelClientesBR/
    https://www.instagram.com/enelbrasil/
  4. Nas redes sociais, há diversas formas de identificar perfis falsos. Procure observar a data de criação do perfil, conferindo a data da primeira publicação feita. Se o perfil for recém-criado, há fortes indícios de que seja falso. O número de publicações também é outro ponto a ser observado. Veja, também, o número de seguidores e a quantidade de interações (número de curtidas e comentários) que, quando baixos, indicam se tratar de perfis falsos. Isso também vale para a baixa qualidade de fotos e imagens, bem como se a conta é verificada pela plataforma/rede social com o símbolo específico de perfil verificado.
  5. Fique atento a saudações e em toda a linguagem utilizada nos e-mails, sites suspeitos e SMS. Muitas comunicações falsas utilizam uma linguagem informal como “querido(a) cliente”, protocolo que não é adotado pela Enel. Em casos assim, seja cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão. Atenção: a Enel nunca aborda clientes solicitando códigos enviados para o seu celular ou senhas de acesso.
  6. Os boletos originais devem estar identificados como Enel, Banco do Brasil ou Itaú, e as opções de pagamento disponíveis são: débito automático, Internet Banking, caixas eletrônicos ou postos de pagamento. O nome do titular da conta e seus dados pessoais devem constar no documento. Em nosso site https://www.enel.com.br/pt/boleto.html, você pode verificar todos os detalhes da conta que chega até a sua casa e dos boletos que são emitidos.
  7. Caso receba algum boleto diferente, não pague e entre em contato com a Enel para verificação e confirmação.
  8. Fique sempre alerta para links falsos de cobrança recebidos pelas redes sociais.