Para reduzir os impactos da salinidade sobre a rede elétrica, a Enel Distribuição Rio vem realizando ações preventivas específicas nos municípios litorâneos de sua área de concessão. A lavagem de componentes, como isoladores, chaves e transformadores, evita que o acúmulo de sal e impurezas nos equipamentos próximos ao mar cause falhas no fornecimento de energia. Cerca de 600 peças passam por limpeza todos os dias.
De janeiro a setembro, foram registradas 100.424 lavagens — um aumento de 29% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 77.577. A meta é encerrar 2025 com aproximadamente 150 mil componentes higienizados, em áreas que vão de Niterói, na Região Metropolitana, até São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado. Já em Angra dos Reis e Paraty, no Sul Fluminense, o procedimento não é necessário devido à alta frequência de chuvas.
A salinidade, comum em regiões próximas ao mar, provoca o acúmulo de impurezas nos equipamentos. Quando associada à umidade, essa poluição salina pode causar o chamado “trilhamento” nos isoladores — pequenos curtos-circuitos que levam à interrupção no fornecimento de energia.
A higienização é feita com jatos de água pressurizada, de forma robotizada ou manual. O procedimento ocorre a distância, sem a necessidade de desligar a energia.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.



