Política
Entrevista

Rosenverg Reis: Baixada precisa de união por Infraestrutura, Educação e Saúde

Eleito com mais de 130 mil votos, a maioria em Duque de Caxias, na Baixada, o deputado aponta os caminhos do desenvolvimento na região.

Compartilhe:
09 de dezembro de 2022
Rosenverg Reis: Baixada precisa de união por Infraestrutura, Educação e Saúde
Rosenverg Reis dobrou a quantidade de votos em 2022. Crédito: Julia Passos / Divulgação

Quando um parlamentar é reeleito é preciso olhar para os números a fim de comparar com o pleito anterior. A análise pode servir como um termômetro de como os eleitores avaliam o trabalho. A trajetória de Rosenverg Reis, deputado estadual reeleito com mais de 131 mil votos, o dobro do alcançado em 2018 é um destes exemplos.

Mas é preciso trabalhar para manter a aprovação da população. Com forte atuação na Baixada Fluminense, mais especificamente em Duque de Caxias, Rosenverg Reis dá o caminho necessário para a Baixada viver dias melhores.

Conexão Fluminense: Após duas eleições na faixa dos 60 mil votos, o senhor dobrou a votação neste ano, alcançando 131.308 votos. Quais os pilares deste resultado?

Rosenverg Reis: As bênçãos de Deus e a força do nosso trabalho são os principais pilares. Nossa família segue princípios e valores muito sólidos e atua de forma incansável para melhorar as condições de vida da população. Fiz isso através de projetos de leis, nos meus últimos três mandatos na Assembleia Legislativa. E o Washington Reis, meu irmão, se tornou o melhor prefeito da Baixada Fluminense pelo trabalho à frente da Prefeitura de Duque de Caxias. Esse resultado também faz parte do reconhecimento da população, que tem visto resultados e sabe que pode depositar a confiança no nosso grupo político.

CF: Em 2023 você fará 14 anos ocupando uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. De 2009 até aqui, o que mudou na Baixada Fluminense? O que precisa mudar?

RR – Trabalhei muito com o Washington para viabilizar o Arco Metropolitano e para implementarmos o Colégio da Polícia Militar Percy Geraldo Bolsonaro e o Centro Integrado de Comando e Controle da Baixada. Sem falar na reestruturação da Saúde de Duque de Caxias, que se tornou referência e a cidade que mais atende moradores de todo o estado. Municipalizamos o Hospital Adão Pereira Nunes, construímos o Hospital do Olho, o Hospital Municipal São José e a Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra. Citaria também os equipamentos de lazer, com a revitalização da Vila Olímpica do bairro Jardim 25 de Agosto. E o que a Baixada Fluminense ainda precisa é mais união, para viabilizar novas obras de infraestrutura, educação e saúde para beneficiar moradores de toda a região. Além disso, vamos seguir buscando parcerias e trabalhando com o Governo do Estado para que a Transbaixada saia do papel.

“Vamos seguir buscando parcerias e trabalhando com o Governo do Estado para que a Transbaixada saia do papel”.

Rosenverg Reis, Deputado Estadual

CF – Uma das leis de sua autoria dá apoio às microempresas e empresas de pequeno porte. Pode falar um pouco sobre outras ações para auxiliar na retomada econômica do estado?

RR – Tem esse da linha de crédito específica para microempresas e microempreendedores e a lei que torna o Arco Metropolitano área de relevante interesse econômico. São muitos, mas gostaria de destacar um muito importante, o PL 3.175/2020, que cria uma Zona Franca nas comunidades do estado, o que vai estimular empreendimentos nas áreas de menor índice de desenvolvimento social. Precisamos de políticas públicas específicas direcionadas para incentivar a instalação de empreendedores nas comunidades. É uma medida com potencial de gerar emprego e renda, dando condições de os moradores viverem com mais dignidade.

CF – Outra Lei de sua autoria declara o Arco Metropolitano como área de relevante interesse econômico. Qual a sua ideia para tornar a região mais segura e assim atrair empreendimentos?

RR – Desde que foi criado eu busco medidas para que o Arco Metropolitano tenha seu potencial explorado porque é uma via estratégica, que vem sendo pouco utilizada.  Fiz indicações pedindo o Segurança Presente para a região e a instalação de câmeras e iluminação de LED em toda extensão da via. E essa última se tornará realidade, em breve, através da concessionária que ganhou a licitação.

CF – Qual serão suas principais frentes de trabalho nos próximos quatro anos de mandato na Alerj?

RR – O foco é o mesmo: trabalhar para melhorar e continuar impactando positivamente a vida dos cidadãos do Rio de Janeiro, como quando criei a lei de isenção do ICMS do arroz e do feijão num momento em que a inflação estava encarecendo demais dois itens essenciais na mesa do cidadão. Continuarei trabalhando por mais segurança e obras de infraestrutura que garantam qualidade de vida; além de buscar a criação de novas escolas e unidades de saúde, principalmente a implantação de um Hospital do Olho na capital. Ainda precisamos nos recuperar dos efeitos econômicos da pandemia, então vamos buscar meios para que o estado atraia empresas e seja um solo fértil para empreendedores. Proporcionar emprego e renda é uma das bases para garantir segurança, cuidado e conforto às famílias.

Rosenverg Reis durante visita ao Hospital do Olho, em Duque de Caxias