O Rio de Janeiro aparece entre os cinco estados com maior volume de envios de mercadorias por pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Os dados fazem parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, levantamento trimestral realizado pela Loggi, que analisa o desempenho logístico nacional. O estudo refere-se ao segundo trimestre de 2025 e mostra tendências e movimentações de mercado relacionadas ao e-commerce em todo o país.
A pesquisa revela que os empreendedores fluminenses vêm adotando estratégias logísticas cada vez mais eficientes, com destaque para modelos flexíveis e acessíveis. Isso tem garantido ao Estado não apenas uma posição de destaque entre as PMEs, mas também no cenário geral: o Rio é o sexto com maior volume total de envios, considerando empresas de todos os portes, e o terceiro estado com maior volume de pacotes recebidos de outras regiões.
Tipos de envios mais feitos no Sudeste
Na região Sudeste, os itens mais enviados durante o período foram: vestuário e moda, cosméticos e perfumaria, serviços financeiros, alimentos e produtos de eletrônicos e informática. As datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, também contribuíram para o aumento do volume de entregas, representando 32% dos envios do trimestre.
O “Mapa da Logística” analisou mais de 16 milhões de pacotes enviados entre abril e junho de 2025, abrangendo 5 mil municípios e mais de 21 mil empresas em todo o território nacional. O relatório é considerado uma importante referência para negócios de todos os tamanhos que atuam no e-commerce e buscam ampliar seu alcance no mercado. O material completo está disponível no site oficial da Loggi.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.