A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, realizou neste domingo (25) o encontro “Caminhos para equidade social”, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro da cidade. O evento contou com a presença do deputado estadual por São Paulo, Eduardo Suplicy, um dos principais nomes na defesa da renda básica de cidadania no Brasil.
Durante o encontro, Suplicy liderou os debates sobre temas como cidadania, inclusão social e políticas públicas voltadas à distribuição de renda. O parlamentar também foi homenageado com uma placa de honra ao mérito, em reconhecimento à sua trajetória na luta por políticas de combate à desigualdade.
Eduardo Suplicy destacou o trabalho de Maricá para a equidade social
“É sempre uma satisfação falar sobre renda básica. Em 2015, em São Paulo, em uma palestra sobre direitos humanos, encontrei com o prefeito Washington Quaquá e ele me disse que queria aplicar a renda básica em Maricá. É bom ver o sucesso por aqui. Vai chegar o dia em que toda pessoa de Maricá vai poder receber o Mumbuca”, declarou Suplicy durante sua fala.
Além do deputado, participaram do evento a deputada estadual Zeidan, a vereadora Adriana Costa, o secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, o subsecretário Adalton Mendonça e outras lideranças locais.
O município é reconhecido nacional e internacionalmente por sua política de renda básica, implementada por meio do Banco Mumbuca, que opera com uma moeda social utilizada por milhares de moradores. A cidade se tornou referência no assunto, atraindo gestores de outras regiões interessados em replicar o modelo.
Em agosto, o município fluminense se tornará palco de um dos principais eventos globais sobre o tema. Nos dias 25 e 26, será sede do Congresso da Rede Mundial da Renda Básica (BIEN – Basic Income Earth Network), tornando-se a segunda cidade brasileira a receber o evento. O congresso reunirá especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os avanços e desafios da renda básica, da economia solidária e da proteção social.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.