Capital

Equipamentos culturais: Estado seleciona locais em 19 municípios

O Governo do Estado selecionou, vistoriou e adequou 20 terrenos para a construção dos CEUs da Cultura. Os equipamentos comunitários desenvolvem ações para educação, cidadania, arte e renda. A capital receberá duas unidades, enquanto outras 18 cidades fluminenses contarão com uma cada.

O investimento será através do Novo PAC. Para o governador Cláudio Castro, a criação desses espaços é uma maneira de democratizar o acesso à cultura.

– Com a distribuição dos terrenos em diferentes municípios, inclusive dentro do Jacarezinho e do Cesarão, regiões da capital com vulnerabilidade socioeconômica, vamos atingir um número relevante de jovens, diminuir a desigualdade e promovera cidadania. Esses centros contarão com uma infraestrutura completa, que inclui salas multiuso, bibliotecas, áreas de lazer e serviços sociais, adaptados às necessidades locais – ressalta o governador Cláudio Castro.

Rio de Janeiro será o segundo estado com mais equipamentos

O Estado do Rio de Janeiro será a unidade federativa do Brasil com o segundo maior número de CEUs da Cultura construídos por intermédio de aproximadamente R$ 40 milhões em recursos do Governo Federal. O CEU da Cultura é um equipamento de pequeno a médio porte e caráter comunitário. Eles contam com entre 300m² e 500m². Os locais são compostos por espaços como foco à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda e meio ambiente.

Por meio do Cidade Integrada, o Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, e o Cesarão, na Zona Oeste, receberão unidades. O projeto marca a proposta do Programa Cidade Integrada para a criação de projetos com foco nas demandas de cada local.

– Os terrenos foram indicados pelos municípios, sendo vistoriados e aprovados pelo Estado pelas equipes do Cidade Integrada e da EMOP-RJ. Fizemos a adequação dos projetos para implantar os equipamentos e estamos avançando junto com os órgãos estaduais e federais para iniciarmos as licitações das obras – afirmou a coordenadora do programa, Ruth Jurberg.

Módulos indicados pela população

O projeto prevê módulos para biblioteca, incubadora cultural e espaço multiuso. Além  disso, haverá um conjunto de módulos eletivos. Esta escolha se dará pela comunidade local. Entre as opções estão laboratório de economia criativa, cineteatro, cozinha comunitária, estúdio de gravação, sala de dança, equipamento de ginástica, quadra policultural e parque infantil.

Ao todo, 19 municípios receberão um projeto. São elas: Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Japeri, Macaé, Magé, Piraí, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro (Cesarão e Jacarezinho), São Gonçalo, São João da Barra, Seropédica, Tanguá, Teresópolis e Vassouras.

“A construção dos CEUs da Cultura terão um grande impacto e alcance no desenvolvimento econômico e sustentável nessas localidades. São iniciativas que vão fortalecer a cultura, gerar emprego, renda e inclusão social, antes, durante e após a conclusão das obras”, afirmou o presidente da EMOP-RJ, André Braga.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Rodrigo Bacellar é reeleito presidente da Alerj por unanimidade

O deputado Rodrigo Bacellar (União Brasil) foi reeleito para a presidência da Assembleia Legislativa do…

14 horas atrás

Eduardo Paes fala sobre desafios e projetos para o Rio

Em entrevista exclusiva ao Conexão Fluminense, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou…

15 horas atrás

Navio negreiro e comunidades

*Por Professor Hélvio Costa A esperança é um sentimento que, apesar do cenário catastrófico no…

15 horas atrás

Macaé inicia inscrições para Bolsa Atleta

A Secretaria de Esporte de Macaé, no Norte Fluminense, abriu processo seletivo para concessão de…

16 horas atrás

Niterói abre competição de marchinhas contra assédio mulheres

A Prefeitura de Niterói, no Leste Fluminense, está com inscrições abertas até nove de fevereiro…

16 horas atrás

SJB lança edital para publicação de livros

A Secretaria de Cultura de São João da Barra, no Norte Fluminense, está com inscrições…

16 horas atrás