Cultura & Lazer
Gratuito

Espetáculo circense e musical gratuito no Sahy

Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, o projeto “Circolar” apresenta “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições” na sede da Assopesca.

Compartilhe:
21 de março de 2025
Sara Oliveira
Espetáculo circense e musical gratuito no Sahy
O espetáculo une circo e música para celebrar memórias e tradições locais. (Foto: Gilson Moreira)

Neste sábado (22), o projeto Circolar, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, promove um espetáculo circense e musical “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições”, na sede da Assopesca, no Sahy, Mangaratiba. Com entrada gratuita, a apresentação tem início às 18h e promete levar ao público um mergulho na cultura e história da região.

O espetáculo, que une circo e música para celebrar memórias e tradições locais, tem um elenco formado por artistas da Costa Verde, incluindo Marcela Kathellen (cantora e atriz), Anderson Amendola (ator e pernalta), Hellen Morais (bailarina), Emilly Vitória (bailarina), Cauã Souza (bailarino), Daniel Maciel (performático circense), Rafael Otoni (ator e palhaço) e Adriano Didi (ator e palhaço). A produção musical fica por conta de Igor Victor e Felipe Cardoso.

A apresentação do espetáculo “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições” conta com intérprete de Libras, é livre para todos as idades e tem a parceria da Associação de Pescadores Maricultores e Lazer do Sahy (Assopesca).

Espetáculo é uma produção do projeto Circolar

Criado em 2021, o Circolar tem como objetivo fortalecer a identidade das comunidades tradicionais e territórios populares da Costa Verde. O projeto busca levar cultura a regiões de difícil acesso, proporcionando experiências artísticas a populações que têm pouca oferta de bens culturais e dificuldades de acesso à internet. “A proposta é atender um público que muitas vezes não tem acesso à cultura de forma presencial ou digital”, explica o produtor cultural e diretor artístico do projeto, Adriano Sampaio Evangelista, conhecido como Adriano Didi.

Em 2025, o Circolar vai levar o novo espetáculo, intitulado como “Mangaratiba – Porto de Memórias e Tradições”, para diversas comunidades da cidade, promovendo uma viagem emocionante pela história local, desde os povos originários até os dias atuais. Além das apresentações, serão realizadas rodas de conversa com a comunidade, mediadas pela consultora histórica e pedagógica Mirian Bondim. O primeiro encontro ocorreu no último dia 15 de março, também na sede da Assopesca.

Outra iniciativa promovida pelo Circolar em 2025 são os murais criados pela artista plástica Letícia Mozo, inspirados na vida cotidiana de cada localidade onde foram realizadas as rodas de conversa.

O projeto Circolar é uma produção do Grupo Cultural Turma Em Cena, que neste ano celebra 25 anos de uma história repleta de emoção e compromisso, além do simples entretenimento. Fundado por Adriano Sampaio Evangelista, o Palhaço Didi, o grupo se dedica a transformar vidas através da arte, influenciando e interagindo com comunidades tradicionais e territórios populares.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

/* */