Cultura & Lazer
CRIME HISTÓRICO

Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos

Espetáculo encena o mais célebre de todos os crimes praticados na Villa de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em 1805.

Compartilhe:
19 de setembro de 2024
Julio Cesar
Espetáculo “Rua das Cabeças” no Museu Histórico de Campos
Espetáculo acontece nesta quinta (19) e sexta-feira (20). (Foto: Antônio Filho, Prefeitura de Campos)

O Museu Histórico de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, apresenta nesta quinta (19) e sexta-feira (20), às 19h, o espetáculo “Rua das Cabeças”. A classificação é 16 anos.

O ingresso será a doação de 1kg de alimento não-perecível. A entrega é realizada na recepção do Museu, na Praça do Santíssimo Salvador, nº 40. O evento tem a realização da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).

Espetáculo aborda fato marcante na história da cidade

A produção é encenada pelo Núcleo de Pesquisa Cênica Letras em Movimento. “Vamos encenar um acontecimento histórico, considerado o mais célebre de todos os crimes praticados na Villa de São Salvador dos Campos dos Goytacazes, em 1805. Um lugar pacato, abalado por um crime que deu nome à Rua da Cabeças, depois denominada Rua Aquidabã e, hoje, Rua Comendador José Francisco Sanguedo”, detalha o autor e diretor geral do espetáculo, Guilherme Freytas. Ele também é coordenador do Letras em Movimento.

“Rua das Cabeças” tem supervisão e pesquisa de Graziela Escocard. Iluminação é de responsabilidade de João Amaruza; cenografia de Glaucier Arly e Alessandro Martins; figurinos do Núcleo de Pesquisa. Já a direção musical e voz são de Gabriele Almeida, enquanto a direção de atores cabe a Paulo Victor Santana.

Projeto une história e teatro

“O Núcleo de Pesquisa Cênica Letras em Movimento é um programa do Museu no qual trabalhamos espetáculos que unem a história com o teatro. Estreamos com o espetáculo ‘A.SAL.ARIADOS’, onde encenamos a história do cortador de cana, contextualizado nos trabalhadores informais da atualidade, tendo como pano de fundo o Jongo; depois encenamos ‘O Assassinato de Donana Pimenta’, seguido de ‘O Trem da História’, adaptado do texto de Maria Helena Gomes. No projeto Meia Noite no Museu, apresentamos ‘Cartas de Nina Arueira’ e ‘A Morte do Barão da Lagoa Dourada’, sempre com grande sucesso”, avalia a coordenadora do MHGC, Graziela Escocard.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.