Cultura & Lazer

Espetáculo une teatro, dança e ancestralidade em São João de Meriti

O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, será palco, no próximo sábado (13), de duas apresentações gratuitas do espetáculo “Antes que me contem outras histórias”, criação da Cia Teatral Sonharteiros com direção do ator Cridemar Aquino, filho da cidade. As sessões acontecem às 16h e às 19h, no Instituto Cultural Cerne (Travessa Nogueira, Centro de São João de Meriti).

A montagem promove uma imersão poética e política nas memórias e resistências dos povos africanos em diáspora. Teatro, dança e ancestralidade se entrelaçam para construir uma narrativa sobre identidade, pertencimento, racismo estrutural e memória coletiva.

A apresentação do espetáculo em Meriti tem significado especial

Para Cridemar Aquino — ator vencedor do Prêmio Shell e que recentemente viveu o personagem Sebastião na novela “Garota do Momento”, da TV Globo — trazer o espetáculo para sua cidade natal tem um significado especial: “Voltar a São João de Meriti com um trabalho tão potente, que fala de ancestralidade preta, território e resistência, é um gesto de retribuição. É aqui que minhas raízes estão, e poder compartilhar essa criação com o público meritiense é uma grande alegria”, afirma.

No centro da cena está a água, símbolo de travessia, saudade e esperança. A dramaturgia propõe um movimento de Sankofa, conceito africano que nos convida a olhar para o passado como forma de reconstruir o futuro.

A atriz e fundadora da companhia, Graciana Valladares, reforça a importância de narrar a partir da própria voz. “Antes que nos contem outras histórias, escolhemos contar as nossas. Celebramos quem veio antes, lembrando sempre que nossos passos vêm de longe. É um espetáculo feito por nós e para nós”, destaca.

Além das apresentações, o projeto promove oficinas gratuitas de danças populares afro-brasileiras, fortalecendo a valorização das expressões culturais negras e estimulando a troca entre arte, educação e comunidade.

A iniciativa também dialoga com a Lei 10.639/03, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, reforçando o compromisso com uma educação antirracista e plural.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

A categoria de Lula com Trump

*Por Paulo Marinho Com apoio de um inquestionável trabalho diplomático brasileiro, o presidente Luiz Inácio…

43 minutos atrás

Rota gastronômica na Feira do Lavradio

A Feira do Lavradio completa neste mês 30 anos de muitas histórias e conquistas na…

3 dias atrás

Expo Favela Rio 2025 movimenta a Cidade das Artes

A partir deste sábado (25), a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, se torna…

3 dias atrás

Jogo pela Inclusão reúne Seleção Brasileira de Nanismo e estudantes em Niterói

Iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Subsecretaria de Políticas…

3 dias atrás

Guerra santa à vista!

Por Nelson Lopes O deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) reagiu com críticas à…

3 dias atrás

Paraíba do Sul inaugura Parque Linear e primeira casa gamer da região

O dia 23 de outubro entrou para a história de Paraíba do Sul, cidade da…

3 dias atrás