Baixada Fluminense
Hogwarts é aqui

Conexão Hogwarts-Baixada. Você conhece o quadribol? Mesquita sedia campeonato carioca

Após abertura do Campeonato Carioca de Quadribol em junho, Vila Olímpica de Mesquita sediará, neste mês, últimas duas etapas do torneio.

Compartilhe:
03 de julho de 2022
Conexão Hogwarts-Baixada. Você conhece o quadribol? Mesquita sedia campeonato carioca
Campeonato Carioca de Quadribol continua neste mês de julho. Crédito: Tadeu Lobo/Divulgação

Do mundo fantástico da Série Harry Potter diversos personagens ganharam vida nos Cosplays da legião de fãs da história de magia. E não poderia ser diferente com uma das atividades mais emocionantes de Hogwarts – o quadribol. Na adaptação para o mundo real obviamente o esporte se tornou terrestre, mas não perde em emoção.

Na modalidade do mundo dos “trouxas” – os que não são bruxos, segundo a história de Harry Potter – os times de Quadribol ou Quidditch, como é conhecido mundialmente, sete jogadores compõem a equipe. São três artilheiros, dois batedores, um goleiro e um apanhador. Cada time deve escolher no máximo quatro jogadores de um gênero. Por exemplo, um time pode ter entre os sete jogadores, no máximo quatro homens ou quatro mulheres.

Em um campo de grama, os jogadores disputam sempre segurando um cano de pvc de cerca de 1 metro entre as pernas, para simular o item mágico voador do mundo de hogwarts. São três aros de tamanhos diferentes em cada extremidade do campo. As bolas do jogo são três. Uma goles, utilizada com bola de vôlei, três balaços (de borracha) e, por último, o pomo corredor, bola de tênis que fica presa ao corpo do corredor do pomo por meio de uma meia.

Passar a goles por dentro dos aros é considerado um gol marcado, o que dá 10 pontos para a equipe. Já a captura do pomo corredor vale 30 pontos e, se o jogo tiver com diferença de 20 pontos para quem pegou o pomo, o período é encerrado. O quadribol é um esporte de regras complexas, portanto este pequeno resumo só apresenta o esporte. Orientamos uma leitura atenta ao regulamento no link do site da Associação Brasileira de Quadribol.

Campeonato de Quadribol em Mesquita

Neste mês de julho a capital carioca do Quadribol é Mesquita, mas especificamente a Vila Olímpica de Mesquita, na Baixada Fluminense. Depois da abertura no dia 19 de junho, estão reservadas mais duas datas – 17 e 31 de julho – para definir quem será o campeão do Campeonato Carioca de Quadribol, promovido pela Liga Fluminense de Quadribol, com apoio da Prefeitura de Mesquita, da Família Miranda, Renova Kekeu e outras empresas interessadas no curioso esporte. O Conexão Fluminense atua como apoio de mídia.

Disputam o campeonato o Araribolt Quadribol, Rio Ravens, Dragões da Enseada, Minerva, Grifos da Guanabara e Gorillas Quadribol. Na primeira rodada, disputada no último dia 17, o Miverva venceu o Rio Ravens por 130 a 50, o Gorillas fez 80 a 30 no Araribolt e o Enseada ganhou do Grifos por 110 a 40. No complemento da primeira rodada, Rio Ravens venceu por 130 a 50 o Araribolt e o Grifos da Enseada venceu por 20 a 0 o Gorillas. Vale lembrar que nesta partida uma jogadora do Gorillas lesionou-se e a equipe optou por não seguir a partida.

Philip, capitão do Minerva e apaixonado pelo Quadribol, ressalta que o time desde sua criação tem foco na conquista de todos os títulos que disputa. O time é bicampeão estadual de Quadribol. “Nesse momento eu acredito que o Minerva é o maior favorito ao título. A gente vem com um peso enorme. A gente aceita isso, vamos jogar para vencer, respeitando todos os times, mas jogamos para vencer”.

“Espero que o campeonato seja bom e que cresça cada vez mais o esporte no Rio. A gente está vendo o esporte crescer, mas queremos que fomente mais ainda o esporte no Rio. O apoio recebido nesta edição está fazendo toda a diferença”.

Como todo esporte longe dos holofotes, acima da vitória está o aprendizado e a experiência. Camila Fonseca, do Grifos da Guanabara, fala sobre a expectativa do time. “A expectativa do Grifos da Guanabara para o campeonato carioca de 2022 é por todo nosso aprendizado e evolução em campo e com toda certeza buscar manter a medalha de ouro em nosso peito por mais um ano”.