Mais um talento do Estado do Rio se destaca nas artes marciais: o jovem Pedro Henrique Rangel, de apenas 14 anos, morador de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, foi vice-campeão da categoria infanto-juvenil do campeonato Sul-Americano – Crianças 2022 de Jiu-Jitsu.
Este é o principal resultado do atleta, mas ele já coleciona vitórias em outros torneios. A competição, que é a maior da categoria, foi realizada no último domingo (21), no Parque Olímpico da Vila Militar, no Rio de Janeiro.
“Com muito orgulho, a prefeitura apoia o esporte e, assim, vemos resultados importantes como esse. Parabenizo o jovem Pedro Henrique, que muito bem representou nosso município. Que, a partir do seu empenho, você consiga cada vez mais títulos”, afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
No início do mês, outro são franciscano subiu ao pódio em uma competição da IBJJF. Desta vez, Alexandre Rosa ficou em terceiro lugar na categoria “NO GI” no Vitória Internacional Open 2022.
Campeonatos de Jiu Jitsu
O evento foi promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF), que sedia vários dos maiores torneios de Jiu-Jitsu Brasileiro (BJJ) em todo o mundo, incluindo o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, Campeonato Mundial Sem kimono, Pan Jiu-Jitsu e Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu Aberto.
A federação foi criada por Carlos Gracie Jr., que é o chefe de uma das maiores associações de jiu-jitsu brasileiro, a Gracie Barra. A IBJJF utiliza o conjunto de regras da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.