O estado do Rio de Janeiro será representado por mais de 200 atletas fluminenses nos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB’s 2023. O torneio, que acontece em Brasília até o dia 9 de novembro, reúne 6,1 mil estudantes-atletas de todo o país, com idades entre 12 e 14 anos, competindo em 18 modalidades.
A delegação do Rio embarcou rumo à Brasília, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio e da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CDBE), que organiza o campeonato dos Jogos Escolares, e da Federação dos Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ).
Com quase 7 mil inscritos, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, os JEBs de 2023 jão são considerados os maiores da história do país. O campeonato será classificatório para os Jogos Sul-Americanos que acontecem em dezembro, no Chile.
A delegação fluminense conta com 207 estudantes-atletas, 36 técnicos e nove dirigentes. O grupo participou da cerimônia de abertura do evento, com a presença do secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, na última sexta-feira (27).
Kit de uniforme para os jogos escolares
Além da passagem aérea dos alunos, o Governo do Rio entregou um kit com uniforme completo para a equipe. O governador Cláudio Castro reafirmou o compromisso do Estado com o desenvolvimento do esporte entre os jovens.
“Mais uma vez, nossos representantes terão o suporte da nossa equipe garantindo as condições necessárias para que tenham um ótimo desempenho e vivam toda a experiência de um campeonato como os jogos escolares”, disse.
Os uniformes e as passagens foram adquiridos via Lei de Incentivo ao Esporte. Segundo o Governo, o investimento foi de R$ 680.760 para a compra de metade dos bilhetes aéreos e para a confecção do kit personalizado com camisa, camiseta, bermuda, casaco, calça, meias, tênis, sacochila e squeeze.
No dia 4 de novembro, começa a programação cultural do evento, que estimula a troca de saberes entre culturas dos representantes de cada estado brasileiro. Durante o evento, cada estado terá um estande para expor material visual, itens culturais, alimentos e bebidas não alcoólicas e artesanato.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.