Capital
Patrimônio

Estação Leopoldina será revitalizada

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou um acordo de cooperação técnica para fazer a revitalização do histórico imóvel da Estação Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho.

Compartilhe:
27 de fevereiro de 2024
Vinicius
Estação Leopoldina será revitalizada
Além da reforma do prédio da estação Leopoldina, o projeto prevê um centro de convenções no terreno ao lado

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou um acordo de cooperação técnica para fazer a revitalização do histórico imóvel da Estação Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária da capital fluminense. O anúncio fez parte do lançamento e apresentação do Programa de Democratização dos Imóveis da União, na segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

O acordo prevê que a administração municipal fique responsável pela reforma do imóvel. Em uma etapa posterior, a destinação do prédio será discutida entre o município e a União. A cooperação técnica inclui ainda a área que compreende as linhas férreas da antiga estação de trem. De acordo com a prefeitura, é que seja instalado no local um espaço de múltiplo uso, com ocupação habitacional e equipamentos sociais.

Estação Leopoldina já tinha projeto

O prefeito Eduardo Paes disse que, na prática, a prefeitura já tinha a responsabilidade sobre aquele espaço, tendo sido apresentado, no ano passado, um projeto em que se previa a reforma do prédio da estação.

“A ideia é que ele seja ocupado, por exemplo, por escolas técnicas do Governo Federal. Também queremos fazer um centro de convenções, em parceria com o setor privado, ao lado do prédio antigo. E, na parte de trás, um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, além da Cidade do Samba 2. Então, essa é a direção que vamos caminhar. Agora é detalhar projetos e avançar nisso”, afirmou ele.

“Infelizmente está sem utilização há algum tempo e precisando de reforma. A gente conseguiu chegar a um entendimento com a Prefeitura, que fará a reforma e depois a gente discutirá a utilização”, disse a ministra Esther Dweck.

Além da Estação Leopoldina, a União também deverá regularizar a situação do prédio na Rua Sara, 85, no Santo Cristo, que pertencia ao INSS e atualmente é utilizado pela ocupação Vito Giannotti. O programa Minha Casa Minha Vida Entidades vai ajudar na reforma do imóvel, beneficiando 26 famílias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.