Capital

Estação Leopoldina será revitalizada

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou um acordo de cooperação técnica para fazer revitalização do histórico imóvel da Estação Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, na Zona Portuária da capital fluminense. O anúncio fez parte do lançamento e apresentação do Programa de Democratização dos Imóveis da União, na segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, em Brasília.

O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

O acordo prevê que a administração municipal fique responsável pela reforma do imóvel. Em uma etapa posterior, a destinação do prédio será discutida entre o município e a União. A cooperação técnica inclui ainda a área que compreende as linhas férreas da antiga estação de trem. De acordo com a prefeitura, é que seja instalado no local um espaço de múltiplo uso, com ocupação habitacional e equipamentos sociais.

Estação Leopoldina já tinha projeto

O prefeito Eduardo Paes disse que, na prática, a prefeitura já tinha a responsabilidade sobre aquele espaço, tendo sido apresentado, no ano passado, um projeto em que se previa a reforma do prédio da estação.

“A ideia é que ele seja ocupado, por exemplo, por escolas técnicas do Governo Federal. Também queremos fazer um centro de convenções, em parceria com o setor privado, ao lado do prédio antigo. E, na parte de trás, um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, além da Cidade do Samba 2. Então, essa é a direção que vamos caminhar. Agora é detalhar projetos e avançar nisso”, afirmou ele.

“Infelizmente está sem utilização há algum tempo e precisando de reforma. A gente conseguiu chegar a um entendimento com a Prefeitura, que fará a reforma e depois a gente discutirá a utilização”, disse a ministra Esther Dweck.

Além da Estação Leopoldina, a União também deverá regularizar a situação do prédio na Rua Sara, 85, no Santo Cristo, que pertencia ao INSS e atualmente é utilizado pela ocupação Vito Giannotti. O programa Minha Casa Minha Vida Entidades vai ajudar na reforma do imóvel, beneficiando 26 famílias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

16 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

16 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

16 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

18 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

18 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

18 horas atrás