Política

Alerj comemora alta produtividade em 2023

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) comemora, neste fim de ano, alta produtividade dos deputados fluminenses no primeiro ano da 13ª Legislatura. Segundo a Casa, foram 132 sessões de votação, 2.691 projetos criados e 15 Propostas de Emendas Constitucionais apresentadas. O esforço resultou em 304 novas leis em vigor, incluindo-se os Projetos de Lei Complementar.

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, comemorou o resultado, ressaltando as aprovações de projetos nas comissões, em especial na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a relação com o Executivo.  

“O Rio de Janeiro precisava resgatar seu respeito e, num momento de crise financeira, nós estamos conseguindo em harmonia com os outros poderes fazer o Estado sobreviver a esse momento difícil”, disse.

Iniciativas institucionais na Alerj

A Alerj também destaca a implementação Sala Lilás, em auxílio às vítimas de violência doméstica, instalou cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e resgatou o Palácio Tiradentes como sede histórica da Alerj.

Em seu discurso, Bacellar também afirmou que o Parlamento Fluminense aprovou leis voltadas à população carente, além de incentivos aos mais diversos setores do comércio, da indústria e da agricultura familiar, com a renovação de benefícios fiscais, visando à geração de emprego e renda.

Entre essas leis, destaca-se a “Lei Gui” (Lei 10.142/23), proposta por meio do app LegislAqui, pela mãe do menino Guilherme Gandra, que tem epidermólise bolhosa – uma doença considerada rara. A nova medida cria uma pensão para ajudar os familiares no tratamento dos pacientes que têm esse tipo de enfermidade. Também ganhou destaque a chamada “Lei Vini Jr” (10.053/23), de combate ao racismo nos estádios.

“Votamos medidas para ajudar o governo estadual a gerar receitas e minimizar a questão do déficit financeiro projetado para o próximo ano. Encerro 2023 com um afetuoso e sincero agradecimento às deputadas e aos deputados pelo apoio e comprometimento ao longo deste ano para uma efetiva atuação desta Casa em defesa da população do Estado do Rio”, complementou o presidente da Alerj.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Cabral de volta Brasília?

Por Nelson Lopes Sabe quem pode herdar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília?…

8 minutos atrás

Fim de semana de vacinação para jovens em Mesquita

A cidade de Mesquita, na Baixada Fluminense, terá um fim de semana dedicado à imunização…

1 hora atrás

Consciência Negra: Quissamã promove ação neste sábado

A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, promove neste sábado (23) uma programação especial para…

1 hora atrás

Atafona sedia 14° Encontro de Motociclistas neste final de semana

A 14ª edição do Encontro de Motociclistas Sobreviventes do Apocalipse, acontece neste final de semana,…

2 horas atrás

Magé-Manilha: começam as obras de duplicação da BR-493

A cerimônia de início das obras de duplicação da BR 493, a Magé-Manilha, na Baixada…

2 horas atrás

Búzios lança Núcleo de Natação em Águas Abertas

A Secretaria de Lazer e do Esporte de Búzios, na Região dos Lagos, iniciou as…

3 horas atrás