Boa notícia para os concurseiros de plantão. O Governo do Estado do Rio de Janeiro autorizou a realização de concurso público para o preenchimento de 800 vagas para o Corpo de Bombeiros. Serão 670 oportunidades para soldados em diversas áreas de atuação e 130 para sargentos músicos. Ambos os cargos exigem ensino médio completo.
Com a autorização publicada, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ) pode seguir com o processo de abertura da seleção, que, inclusive, já conta com uma banca organizadora definida, sendo ela o Instituto Universal de Desenvolvimento Social (IUDS).
Para a participação no concurso, o CBMERJ exigirá o nível médio técnico completo, a exceção do posto de condutor e operador de viaturas, em que será exigido apenas o nível médio completo, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D e E.
O exame do concurso
O exame aplicado será composto por provas objetivas com 60 questões: 15 de Língua Portuguesa, 15 de Raciocínio Lógico e 30 de Conhecimentos Específicos. As datas de publicação do edital e da abertura de inscrições ainda não foram confirmadas.
No ano passado, o Corpo de Bombeiros realizou um concurso para três mil vagas temporárias para soldados e para a área de Saúde. Desta vez, a maior parte das vagas é para condutores de viatura (CNH D e E), com 230 oportunidades, e mestre de lancha, com 150 vagas.