Turismo

Estado do Rio poderá criar programa de turismo religioso

O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa voltado à promoção e ao desenvolvimento de circuitos de turismo religioso. A iniciativa está prevista no Projeto de Lei 1.964/23, de autoria da deputada Carla Machado (PT), aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) na última terça-feira (15). O texto segue agora para sanção ou veto do governador.

O projeto institui o programa “Rotas do Sagrado”, que reconhece como turismo religioso as atividades relacionadas à busca espiritual e à prática religiosa em locais e eventos vinculados a religiões institucionalizadas, independentemente do credo ou origem étnica. Esses circuitos poderão incluir espaços classificados como de interesse turístico ou como patrimônio cultural e histórico do Estado.

Entre os princípios do programa estão o respeito ao pluralismo religioso, à preservação do patrimônio cultural e ambiental, e à equidade entre as diferentes regiões do estado. O principal objetivo é estimular os municípios fluminenses a resgatar e valorizar suas festividades religiosas tradicionais, promovendo o desenvolvimento local.

Inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio

A proposta também prevê ações como a catalogação de atrativos e eventos religiosos com potencial turístico, a estruturação e consolidação de rotas já existentes, além da divulgação da programação em parceria com órgãos públicos e a sociedade civil. Eventos contemplados poderão ser incluídos no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Para a deputada Carla Machado, o projeto vai além do incentivo ao turismo. “Este projeto não é apenas uma proposta de fomento ao turismo, ele é também um instrumento de valorização da nossa diversidade cultural e religiosa. […] Estamos dando um passo importante na luta contra a intolerância religiosa”, afirmou.

Além de Carla Machado, o projeto também conta com a coautoria dos deputados Fred Pacheco (PMN), Brazão (União) e Átila Nunes (PSD). Durante a votação, Átila Nunes destacou o potencial da proposta: “Temos aqui catedrais católicas extraordinárias, presumo que também evangélicas, e terreiros centenários de umbanda e candomblé. É uma honra ser coautor desse projeto”.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Substituição do Riocard Mais começa em Friburgo

Os usuários do transporte coletivo municipal de Nova Friburgo, na Região Serrana, que têm direito…

16 horas atrás

Capacitação para prevenção da violência na infância é promovida em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a capacitação “Infância…

16 horas atrás

Casimiro de Abreu divulga lista da pré-matrícula da Rede Municipal

A Secretaria Municipal de Educação de Casimiro de Abreu, no Leste Fluminense, disponibiliza, a partir…

17 horas atrás

Secovi Rio empossa nova diretoria para o quadriênio 2026–2030

O Secovi Rio (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e…

18 horas atrás

Firjan Sul Fluminense sedia Hora Técnica da Procuradoria do Inea

A Firjan Sul Fluminense sediou, na última quinta-feira (22), a Hora Técnica da Procuradoria do…

20 horas atrás

Fculti Verão leva programação cultural gratuita a Itaguaí

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza entre os dias…

2 dias atrás