O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou na última quinta-feira (8) a realização de um novo concurso público para a Polícia Militar do Estado (PMERJ), previsto para o ano de 2026. O certame oferecerá 2 mil vagas, com o objetivo de reforçar o policiamento ostensivo nas ruas. Atualmente, a PM conta com um efetivo de aproximadamente 43 mil policiais, entre praças e oficiais.
Este será o terceiro concurso promovido durante a atual gestão estadual. Em 2024, a corporação teve dois processos seletivos: um para formação de soldados e outro para formação de oficiais. O último concurso previa o ingresso de 2 mil policiais, mas o governo ampliou a convocação para 4 mil candidatos aprovados.
Ainda não há previsão para a divulgação do edital do concurso de 2026, nem detalhes sobre as etapas do processo seletivo.
Atuação aérea no Estado do Rio
Além do reforço no efetivo, a Polícia Militar do Rio também se prepara para inovar sua atuação aérea. Até o fim deste ano, a corporação deve receber um helicóptero Black Hawk blindado, aeronave amplamente utilizada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos e presente em operações militares desde a década de 1970. Será a primeira vez que um modelo desse tipo será operado por uma força policial estadual no Brasil.
O governo não informou o valor investido na aquisição da aeronave. Atualmente, a frota aérea da PMERJ conta com helicópteros dos modelos Bell Huey II, AW-169, AW119 e H-125. O Black Hawk deverá ampliar a capacidade operacional da corporação em ações de alto risco e apoio tático.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.