Economia
Resultado

PIB do Rio de Janeiro cresceu 4,4% em 2021

Esse foi o melhor resultado do PIB do estado desde 2010, consolidando o Rio de Janeiro como a segunda maior economia do país

Compartilhe:
21 de novembro de 2023
PIB do Rio de Janeiro cresceu 4,4% em 2021
Resultado do PIB em 2021 mostra momento de crescimento do Rio

Com crescimento de 4,4% em 2021, o PIB do Estado do Rio de Janeiro chegou a R$ 949,3 bilhões e atingiu seu melhor resultado desde 2010. Segundo o Governo do Estado, a participação do estado no PIB nacional também aumentou, passando de 9,9%, em 2020, para 10,5% no ano seguinte. Com esse resultado, o Rio de Janeiro manteve a segunda maior economia do país, atrás apenas de São Paulo.

“Revertemos, em 2021, a queda registrada em 2020, o ano da pandemia, quando o PIB do estado foi de -2,9%. Ainda assim, naquele ano, tivemos o menor recuo entre os estados da região Sudeste e um dos menores do país, o que prova que as medidas tomadas para minimizar o impacto negativo da pandemia foram acertadas”, disse o governador Cláudio Castro.

Os dados são do Sistema de Contas Regionais: Brasil 2021, pesquisa divulgada nesta sexta-feira (17/11) pelo IBGE. Segundo o Instituto, as duas atividades que mais contribuíram para o resultado foram as Indústrias de transformação, que cresceram 6,4%, e as Atividades profissionais, com aumento de 5,9%.

“Conseguimos manter o estado no posto de segunda maior economia do país graças ao desempenho da indústria, do comércio e dos serviços, os três grandes vetores de crescimento do estado”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.

PIB mostra crescimento acima da média

De acordo com estimativas divulgadas em setembro pela Firjan, no primeiro semestre do ano, a economia fluminense apresentou um crescimento de 4,6%. Esse resultado é superior ao da média da economia brasileira, que registrou um avanço de 3,7%. Para o segundo semestre do ano, a expectativa é de continuidade desse desempenho positivo.

Além disso, segundo a Firjan, o ano de 2024 se inicia com perspectivas positivas para a economia fluminense, sobretudo devido à manutenção de elevados investimentos na cadeia de petróleo e gás e em obras de infraestrutura.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.