Cultura & Lazer
Ginga

Capoeira terá cadastro oficial no estado do Rio

Iniciativa visa a mapear a atividade de roda de capoeira e seus elementos culturais para o desenvolvimento de políticas públicas.

Compartilhe:
26 de fevereiro de 2024
Capoeira terá cadastro oficial no estado do Rio
Roda de capoeira é patrimônio brasileiro

O ofício de Mestra e Mestre de Capoeira e a Roda de Capoeira passarão a ser oficialmente catalogados pelo poder público no Estado do Rio. O objetivo é proteger e mapear aspectos da prática, que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil.

O cadastro, que será organizado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac), vai mapear, por meio de um formulário de inscrição, a prática nas 92 cidades fluminenses. O objetivo é levantar informações para construção de políticas públicas e garantir a salvaguarda dos bens culturais relacionados à prática.

“A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestra e Mestre de Capoeira são bens culturais de todos os cidadãos brasileiros, incluindo todos que habitam os 92 municípios do RJ, e nós, enquanto poder público, devemos cumprir com o papel de garantir que tais bens sejam protegidos”, diz Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.

O cadastro servirá para que o Inepac e a Sececrj tenham um banco de informações sobre os capoeiristas para definir as melhores ações para promoção e valorização tanto do Mestre e Mestra, quanto das rodas. Interessados podem preencher o documento por meio do link.

Capoeira é patrimônio brasileiro

Apesar de fazerem parte da história do Brasil desde a colonização, a Roda de Capoeira e o Ofício de Mestre e Mestra de Capoeira viraram bens culturais imateriais do Brasil em 2008, por indicação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, órgão do Ministério da Cultura (IPHAN/MinC). Vale lembrar que no início deste ano, em janeiro, a capital fluminense foi sede do maior campeonato de capoeira de alta performance do mundo – o Volta do Mundo Bambas.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.