Renovação acontece através do site Matrícula Fácil. (Foto: Seeduc)
O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou na última sexta-feira (1) o período de renovação de matrículas nas escolas da rede estadual de ensino em 2025. O procedimento acontece através do Matrícula Fácil.
Através do site, é possível verificar a oferta de unidades, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na unidade escolar.
Neste ano, a rede estadual ampliou a capacidade de atendimento ao Ensino Médio para o próximo ano letivo. Ao todo, são mais de 1,2 mil unidades escolares. As oportunidades estão distribuídas entre Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Cívico-militares, Interculturais, de Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.
A primeira etapa compreende os alunos que desejam permanecer no mesmo colégio, mesmo curso e turno, no ano letivo de 2025.
O processo de renovação de matrícula ocorre exclusivamente de forma on-line. Caso o responsável ou o aluno não tenha internet, poderá comparecer à unidade escolar mais próxima para realizar a renovação.
A partir de sexta-feira (8), o cadastro poderá ser feito por estudantes que desejam solicitar a mudança de curso, turno ou curso e turno. A troca depende da disponibilidade de vaga no momento da renovação.
A inscrição para novos alunos será entre 14 de novembro, a partir das 8h, e seis de dezembro. Esta etapa atenderá alunos que desejam ingressar na rede estadual, mudar de escola ou que perderam a renovação. Os interessados também deverão acessar o Matrícula Fácil e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.
O candidato poderá escolher, no mínimo, duas escolas de sua preferência. É necessário ter no mínimo três opções e no máximo oito opções na combinação de escola/curso/série/turno.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o…
O programa Aprendi na Cedae, voltado para a formação de jovem aprendizes da Companhia Estadual…
A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita, na Baixada Fluminense, abriu as inscrições para o…
*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…
Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…
Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…