Economia
3,9% DE AUMENTO

Estado registra crescimento na produção de aço

Somente no mês passado, o Rio de Janeiro produziu 781 mil toneladas de aço. Desde janeiro, a produção já alcançou 4,3 milhões de toneladas.

Compartilhe:
23 de julho de 2024
Julio Cesar
Estado registra crescimento na produção de aço
A produção de aço no Estado corresponde a 27,2% da produção nacional. (Foto: China Daily, Reuters)

No primeiro semestre do ano, a produção de aço bruto no Rio de Janeiro registrou um aumento de 3,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, o estado acumula 4,3 milhões de toneladas produzidas.

Em junho, o Estado produziu 781 mil toneladas de aço. Isso representa um crescimento de 10,1% da produção, na comparação com junho do ano passado. O volume corresponde por 27,2% da produção total do país. Os dados são do Instituto Aço Brasil, que representa as empresas brasileiras produtoras de aço.

“A indústria siderúrgica exerce impactos significativos na economia. Cria milhares de empregos diretos e indiretos, contribuindo para a geração de renda, promove investimentos e avanços tecnológicos. Além de estimular a competitividade, beneficia outros segmentos da indústria, e contribui para a balança comercial”, ressaltou o governador Cláudio Castro.

Produção fluminense de aço é destaque nacional

Nos cinco primeiros meses do ano, de janeiro a maio de 2024, a produção de aço bruto no Rio de Janeiro acumulou 3,5 milhões de toneladas. É um aumento de 2,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

– O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor nacional de aço, essencial para a construção civil e obras públicas, e seu consumo tem ligação direta com o progresso econômico – explicou a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

De acordo com o Instituto Aço Brasil, no acumulado de janeiro a junho de 2024, a produção brasileira de aço bruto foi de 16,4 milhões de toneladas. O índice representa um aumento de 2,4% frente ao mesmo período do ano anterior. A produção mensal nacional, em junho, foi de 2,9 milhões de toneladas, um crescimento de 11,8% na comparação com o mesmo mês no ano passado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.