Economia
Emprego

Estado registra menor taxa de desemprego em nove anos

Índice de 9,6% no segundo trimestre de 2024 é o menor desde 2015, impulsionado por crescimento no setor de serviços e abertura de novas empresas.

Compartilhe:
21 de agosto de 2024
Sara Oliveira
Estado registra menor taxa de desemprego em nove anos
Estado do Rio se consolidou como uma potência na geração de empregos, na abertura de novas empresas e na criação de oportunidades de negócios (Foto: Divulgação)

O Estado do Rio de Janeiro alcançou, no segundo trimestre de 2024, uma taxa de desemprego de 9,6%, a menor desde o quarto trimestre de 2015, quando o índice foi de 8,7%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 15 de agosto, como parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral.

Segundo o governador Cláudio Castro, o Estado tem se destacado na geração de empregos e na criação de novas oportunidades de negócios. “O Rio de Janeiro se consolidou como uma potência na geração de empregos, na abertura de novas empresas e na criação de oportunidades de negócios. Nos primeiros sete meses de 2024, registramos, segundo a Jucerja, mais de 44 mil novas empresas.

Somente no primeiro semestre deste ano, o setor de serviços empregou 62.516 trabalhadores no Estado, representando 68,8% dos 90.857 novos postos de trabalho gerados no período. Esses números refletem mais do que estatísticas: são vidas transformadas, famílias que agora têm o sustento garantido”, declarou o governador.

No Estado, o aumento da taxa de ocupação foi maior entre as mulheres

No segundo trimestre de 2024, a taxa de ocupação do Estado foi de 55,6%, com destaque para as mulheres, que alcançaram o melhor resultado da série histórica, com 46,2%. A população ocupada totalizou 8,2 milhões de pessoas, o maior número desde o início da série histórica em 2012. Em contrapartida, a população desempregada caiu para 878 mil, o menor índice desde o primeiro trimestre de 2016.

O secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis, destacou a importância da redução do desemprego. “Esta é mais uma pesquisa que mostra a melhoria do desempenho do Estado do Rio de Janeiro em relação aos números de empregados e desempregados da população fluminense. Dessa vez, a PNAD mostrou que o estado registrou a menor taxa de desemprego desde 2015, ou seja, houve uma redução importante no número de fluminenses que não possuem um emprego para chamar de seu. Temos que comemorar esses resultados e investir em ações que permitam que eles melhorem cada vez mais”, afirmou Ravis.

Entre os grupos específicos, a taxa de desemprego entre homens caiu para 7,8%, enquanto entre as mulheres o índice foi de 11,9%.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.