Economia
Benefício

Rioprevidência inicia recenseamento obrigatório de pensionistas

Ação do Rioprevidência visa atualizar dados cadastrais e combater fraudes. Pensionista que não comparecer terá pagamento suspenso.

Compartilhe:
28 de novembro de 2023
Rioprevidência inicia recenseamento obrigatório de pensionistas
Pensionistas do Rioprevidência devem ficar atentos para não perder o benefício

Atenção benefiniciários do Rioprevidência. O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou, nesta semana, o recenseamento obrigatório de cerca de 83 mil pensionistas beneficiários do Fundo Único de Previdência Social do Rio de Janeiro. O objetivo da iniciativa é atualizar os dados cadastrais dos beneficiários de pensões, além de combater fraudes na folha de pagamentos.

O recenseamento é obrigatório para todos os pensionistas do Rioprevidência, independentemente da data de concessão do benefício, e terá duração de 12 meses. Os pensionistas devem ser recenseados no mês de aniversário, começando pelos nascidos em novembro. A atualização deve ser feita presencialmente em uma das 18 agências do Rioprevidência no estado, mediante agendamento prévio pelo site da autarquia.

Censo do Rioprevidência perdurará por 12 meses

A falta de comparecimento ao recenseamento acarretará a suspensão do pagamento. Segundo o Governo do Estado, a lista dos não recenseados será divulgada mensalmente no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e no site do Rioprevidência.

O censo do Rioprevidência perdurará pelos 12 meses seguintes, ou seja, prosseguindo no ano de 2024. Na fase atual, os pensionistas militares somente serão submetidos ao recenseamento se estiverem associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujos instituidores vieram a óbito até o dia 31 de dezembro de 2021.

O Rioprevidência tem o compromisso de realizar o recenseamento obrigatório a cada cinco anos, não somente para a atualização dos dados cadastrais, mas também para auditoria periódica e obrigatória da folha de pagamentos. A medida permite a efetiva avaliação atuarial, garantindo, assim, a segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

A documentação exigida e regras para casos específicos, como de pensionistas que moram fora do estado ou do país, estão disponíveis no site do Governo do Estado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.