Saúde
Imunização

Dengue: Doze cidades do Rio terão vacinação

Ministério da Saúde divulgou na sexta-feira a lista com todos os municípios que receberão as primeiras doses da vacina contra a dengue

Compartilhe:
29 de janeiro de 2024
Dengue: Doze cidades do Rio terão vacinação
A dengue é transmitida pelo Aedes Aegypti.

Doze cidades fluminenses receberão doses da vacina contra a dengue. Elas fazem parte de um conjunto de 521 municípios que o Ministério da Saúde selecionou para iniciar a imunização contra a doença via Sistema Único de Saúde (SUS) em fevereiro. Segundo a pasta, as cidades foram escolhidas por serem consideradas endêmicas para a dengue.

No Rio de Janeiro, a vacinação começará na Capital e nas cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica. Ainda não há definição do volume de doses que serão recebidas na primeira remessa e nem data precisa para início da vacinação.

As cidades foram definidas em conjunto com o Ministério da Saúde e representantes dos municípios. Entre os critérios para a definição estão as cidades com mais de 100 mil habitantes e com alta transmissão da doença do tipo 2.

Quem poderá se vacinar contra dengue

Nesta primeira etapa, a vacinação é para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Governo Federal, a faixa etária concentra maior número de hospitalizações por dengue, por isso compõem o público-alvo da imunização. De janeiro de 2019 a novembro de 2023, o grupo respondeu por 16,4 mil hospitalizações, atrás apenas dos idosos, grupo para o qual a vacina não foi autorizada. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Segundo o Governo do Rio, o estado registrou 9.963 casos da doença nas três primeiras semanas de janeiro. O dado representa um crescimento de 587% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 8 das 9 regiões possuem ocorrências de dengue acima do esperado.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.