Segurança
Segurança Pública

Letalidade violenta é a menor em 32 anos

Instituto de Segurança Pública divulgou novos índices de letalidade violenta no Rio. Crimes contra patrimônio tiveram quedas substanciais.

Compartilhe:
23 de novembro de 2023
Letalidade violenta é a menor em 32 anos
Além da queda na letalidade violenta houve melhora na produção da polícia

A letalidade violenta no estado do Rio chegou a seu menor patamar em 32 anos. É o que mostram os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgados nesta quinta-feira (23). Segundo o instituto, que compila dados registrados nas delegacias fluminenses, em outubro, foram registrados  293 casos de mortes violentas no estado, o que corresponde a uma queda de 28% a menos que no mesmo mês do ano passado.

“Seguimos investindo em tecnologia, inteligência e treinamento para alcançar resultados positivos nos indicadores estratégicos de segurança. Chegar ao menor patamar de letalidade violenta dos últimos 32 anos é, sem dúvida, um resultado que merece ser destacado. Aproveito para agradecer ao trabalho incansável de nossos policiais civis e militares, que trabalham diariamente para defender a sociedade”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Dentro do quadro de letalidade violenta, os chamados crimes contra o patrimônio também apresentaram queda. Roubo de cargas caiu 49%, melhor resultado desde 2010; os roubos de rua caíram 13%; e os roubos de veículo tiveram queda de 21%, com 512 casos a menos em relação ao mesmo período do ano anterior.

Queda na letalidade violenta e aumento na produtividade da polícia

“A queda nos crimes contra o patrimônio em outubro mostra a importância de utilizar, estrategicamente, a Inteligência para direcionar o trabalho das forças de segurança. Como resultado, tivemos reduções significativas no número de roubos”, disse o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.

Outra importante estatística de segurança no estado, a produtividade das forças de segurança tiveram melhora. Segundo o ISP, o número de fuzis tirados das mãos dos criminosos subiu 28% no acumulado de outubro, foram 527; no total, 5.430 armas de fogo saíram de circulação. Além disso, por dia, as polícias prenderam 93 pessoas em flagrante e recuperaram 36 veículos roubados.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.