Categorias: Turismo

Governo do Estado lança campanha no Museu do Amanhã e convida: ‘Apaixone-se pelo Rio!’

Um Rio pra se apaixonar! O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, na quinta-feira (8), a Campanha “Apaixone-se pelo Rio”, que pretende resgatar o protagonismo do Rio de Janeiro como vitrine do país, em especial durante o verão. A ideia da campanha é promover os destinos das 12 regiões turísticas do estado para a alta temporada das festas de fim de ano e férias.

“O Rio de Janeiro entra em uma nova fase. Nos últimos anos colocamos a casa em ordem e recuperamos a credibilidade. Teremos um ano cheio de eventos que vão fortalecer as atrações culturais e turísticas da capital e do interior. O povo fluminense terá ainda mais orgulho de viver aqui”, declara o governador Cláudio Castro.

Campanha e plano estratatégico

Durante o evento de lançamento da campanha, realizado no Museu do Amanhã, no Centro da capital fluminense o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, apresentou ainda o plano estratégico “TurismoRJ+10 Anos”, um conjunto de ações para promover o turismo do Estado do Rio de Janeiro nos próximos 10 anos. O documento propõe iniciativas para reconduzir o Rio ao patamar de competitividade com outros destinos no cenário mundial, considerando valores de sustentabilidade e integração, bem como atributos regionais singulares.

“Todo nosso esforço em 2022 foi para assegurar o bom gerenciamento dos recursos inerentes à atividade turística, considerando os impactos sociais, ambientais e econômicos, para unificar ações e, consequentemente, gerar melhores resultados. Retomamos as atividades do setor com êxito este ano e, em 2023, teremos o respaldo da Política Estadual de Turismo, para avançarmos ainda mais”, ressaltou Sávio Neves.

O estudo inédito é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O planejamento estratégico considerou indicadores e informações que irão nortear quando, onde e como as ações deverão ser implementadas para que o setor se torne fator de desenvolvimento econômico e social para o estado. A ideia é valorizar o patrimônio cultural e natural, observando as peculiaridades locais.

Investimento em profissionais e melhorias em infraestrutura

A qualificação profissional também está contemplada no “Turismo RJ+10 Anos”, que pressupõe a criação de um programa de qualificação profissional do turismo no estado em parceria permanente com universidades, Sistema S e outras instituições.

O levantamento prevê ainda investimentos em infraestrutura, considerando ações de ampliação da sinalização turística, como apoio à construção, reforma e ampliação de aeroportos, rodoviárias, portos e marinas no interior do estado, além do fortalecimento da segurança turística em todo o território fluminense.

Serão considerados no “Turismo RJ + 10 Anos” os índices do setor na economia, a empregabilidade do segmento e outras variáveis. Acompanha aqui o vídeo da campanha.

Posts Recentes

Cambuci regulamenta cobrança no Parque Aquático Municipal

A Prefeitura de Cambuci, no Norte Fluminense, publicou o Decreto nº 1.893, de 15 de…

17 horas atrás

Rio Bonito promove ações de consumo consciente de energia

Moradores de Rio Bonito, na Região dos Lagos, poderão participar, na próxima sexta-feira (23), de…

17 horas atrás

Carreta da Saúde da Mulher estaciona em Mesquita

O dia 16 de janeiro marcou a inauguração da Carreta da Saúde da Mulher no…

20 horas atrás

Qual será o peso da educação na eleição?

*Por Marcos Luz O Rio de Janeiro sempre flertou com o fundo do poço na…

20 horas atrás

Aulas esportivas gratuitas com inscrições abertas em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, abre nesta segunda-feira (19) as…

20 horas atrás

Parceria com a Special Olympics amplia inclusão na prática esportiva no Rio

*Por Guilherme Schleder Fala, galera! As emoções e os benefícios da atividade física são únicos.…

22 horas atrás