O Hemocentro Regional de Campos (HRC), no Norte Fluminense, enfrenta uma grave crise em seu estoque de sangue. Os tipos sanguíneos B+ (B positivo), B- (B negativo), AB e A- (A negativo) estão zerados. Além disso, o número de doadores está muito abaixo do necessário para garantir a continuidade dos atendimentos médicos na região.
Na última terça-feira (21), apenas 18 bolsas de sangue foram registradas. Segundo o HRC, seriam necessárias 70 bolsas por dia para manter o abastecimento ideal.
“Estamos vivendo um momento muito delicado. O sangue salva vidas, e cada doação pode beneficiar até quatro pessoas. Precisamos da ajuda da população para reverter essa situação e garantir que possamos atender quem mais precisa. Contamos com a solidariedade de todos”, reforçou a assistente social do Hemocentro, Cristiane Barros.
Estoque atende 25 unidades
O HRC é responsável por atender à demanda de 25 unidades hospitalares e também desempenha um papel essencial no suporte ao Hospital Ferreira Machado (HFM). A unidade é o maior hospital de urgência e emergência da região Norte Fluminense.
Em 2024, o HFM registrou 5.942 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. Outubro foi o mês mais crítico, com 612 casos. Sem um estoque adequado de sangue, a continuidade desses atendimentos fica comprometida.
Como doar sangue?
Para ser um doador, é preciso estar saudável, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 60 anos (ou até 65 anos, se já tiver doado antes dos 60) e apresentar um documento original com foto. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável. Também é necessário evitar atividades físicas intensas nas cinco horas anteriores à doação, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e estar bem descansado.
As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e também nos finais de semana e feriados, no Hemocentro, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado, na Rua Rocha Leão, no Caju, com entrada pelo estacionamento do HFM.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.