Cultura & Lazer
Legados do Axé

Evento resgata a ancestralidade afro-brasileira em Teresópolis

Contação de histórias, dança afro, roda de conversa e sarau movimentam o Parque Nacional da Serra dos Órgãos neste sábado

Compartilhe:
18 de outubro de 2024
Sara Oliveira
Evento resgata a ancestralidade afro-brasileira em Teresópolis
A programação do evento "Legados do Axé" inclui contação de histórias, dança afro, roda de conversa e sarau. (Foto: Divulgação)

Neste sábado (19), das 8h às 18h, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, na Região Serrana, receberá o evento “Legados do Axé – Resgatando a Ancestralidade”. Com diversas atividades culturais e religiosas, o evento busca promover o conhecimento sobre tradições afro-brasileiras. A entrada é gratuita.

O “Legados do Axé” tem como objetivo valorizar as tradições dos povos originários e de matriz africana. A proposta foi selecionada no primeiro lugar da categoria Povos Originários e Matrizes Africanas, no Edital Cultura em Movimento, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento, idealizado por Késia Borges, foi premiado pela abordagem sobre ancestralidade e espiritualidade afro-brasileira.

A programação do evento tem foco nas tradições afro-brasileiras

A programação começa às 9h30 com uma contação de histórias de Itãs, conduzida por Victor Santos, o Dofono de Oxossi. Especialista em culturas afro-ameríndias, Victor apresentará histórias dos Orixás, personagens da mitologia afro-brasileira. Às 10h30, Késia Borges e Sarah, artistas locais, conduzirão um aulão de dança afro, mesclando influências das danças urbanas e do hip hop com movimentos tradicionais de matriz africana

No período da tarde, às 13h30, Junior Amaral, Dofono de Ologun’éde, apresentará a palestra “Terra Brasilis: a religiosidade desde a colonização até os dias de hoje”. Ele abordará as influências da colonização sobre a religiosidade brasileira e como essas tradições continuam a se manifestar.

A partir das 15h, uma roda de conversa reunirá líderes espirituais de religiões de matriz africana para discutir temas ligados à fé e ancestralidade. Entre os participantes estarão Kely Gama, do Centro Espírita Oxalá e Iansã; Pai Marcelo d’Oxum, do Ilê Axé Omim Aiyê; e Iyá Mônica d’Oba, do Ilê Axé Ebun Xangô Fun Mi.

O encerramento do evento será às 17h, com um Sarau Cultural. Durante essa atividade, o público será convidado a participar de apresentações artísticas, que incluirão músicas e poesias. A cantora e MC Terk, de Teresópolis, também estará presente com performances que integram canções e poesias.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.