Capital
Evento

Primeiro dia da Semana da Saúde tem 3,6 mil atendimentos. Evento vai até quinta-feira

Previsão do evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde é atender 10 mil pessoas até quinta-feira (1), no Largo da Carioca, na capital.

Compartilhe:
30 de novembro de 2022
Primeiro dia da Semana da Saúde tem 3,6 mil atendimentos. Evento vai até quinta-feira
Aferição de pressão arterial é um dos diversos serviços prestados gratuitamente na Semana da Saúde no Largo da Carioca das 8h às 16h. Crédito: Divulgação

A Semana da Saúde, uma das maiores ações de saúde pública do Brasil, organizado pela Secretaria de Estado de Saúde, começou na terça-feira (29) e vai até quinta-feira (1º) no Largo da Carioca, no Centro da capital Fluminense.

No primeiro dia de evento 3,6 mil pessoas foram atendidas e a previsão é de cerca de 10 mil atendimentos à população durante o evento, sempre das 8h às 16h. Além de cuidarem da saúde, as pessoas ainda poderão ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio que será montado no local. 

“A Semana da Saúde no Largo da Carioca é uma oportunidade para todos que passam pelo Centro da cidade de ter acesso a uma gama de serviços de saúde de forma gratuita. O evento oferece cuidados específicos às mulheres e aos homens, além de especialidades comuns a todos. Quem participar ainda pode ser solidário e doar sangue e, assim, ajudar ainda mais pessoas”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Serão 600 senhas diárias para exames com urologistas e teste de PSA, para prevenção ao câncer de próstata, mil vagas para aferição de pressão e medição de glicose, 250 para testes rápidos de detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, outros 150 atendimentos clínicos dermatológicos para avaliação de hanseníase e 50 exames de função pulmonar, além de cem testes alérgicos. Nas salas de espera, as pessoas poderão assistir a palestras sobre saúde, qualidade de vida e prevenção de doenças. 

“A capital recebe a Semana da Saúde em um momento importante para chamarmos a atenção da população para a prevenção à Aids. Serão oferecidos testes que detectam o vírus HIV e palestras para esclarecer dúvidas, com distribuição de preservativos. Além disso, nesta 12ª edição do evento, teremos uma novidade, a carreta com Mamógrafo Móvel”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe. 

Exames de saúde gratuitos e doação de sangue

A carreta terá capacidade para realizar 60 mamografias e 70 ultrassonografias por dia de evento. Para esses dois exames, é necessário apresentar pedido médico (rede pública ou privada), cópia da identidade, do CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso da ultrassonografia da mama, pede-se que mulheres acima de 40 anos levem exame ou laudo de uma mamografia feita há no máximo um ano. As senhas para os serviços começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas. 

O evento oferecerá ainda 500 testes diários para medir o colesterol e também avaliação do ritmo cardíaco. Esse último exame pode rastrear um tipo de arritmia cardíaca, a fibrilação atrial, importante causa de AVC. Haverá ainda distribuição de senhas para 500 avaliações de bioimpedância, um exame que avalia a composição corporal, medindo a quantidade de água, músculos, gordura e taxa basal do metabolismo, entre outros aspectos. 

A população também poderá ajudar a salvar vidas, doando sangue no estande do Hemorio ou recebendo orientações sobre como ser um doador de órgãos, durante as palestras sobre o Programa Estadual de Transplantes. Também serão realizadas apresentações culturais, como concertos e dança. 

Combate à Aids – Além da realização do teste rápido para diagnosticar a infecção pelo vírus HIV, a Semana da Saúde vai oferecer exame para identificação de sífilis, outra doença sexualmente transmissível que requer atenção. Haverá também distribuição de preservativos.

Doação de sangue – O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os três dias de evento. Será possível fazer a coleta de 300 doações por dia. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Saúde do homem – Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata e promoção da saúde do homem, a ação contará com uma estrutura na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

Mamografia – Os resultados dos exames de ultrassonografia serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues no Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem – Rio Imagem. Endereço: Av. Presidente Vargas 1.733, Centro (em frente à Central do Brasil). Horário de entrega: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Parcerias – A ação é uma parceria entre a SES, TV Band e rádio BandNews, e conta ainda com o apoio das Drogarias Venancio, Medlevenshon, Águas do Rio, Brasil sem Alergia, Cruz Vermelha e Guaravita.