Super Rio Expo Food supera expectativas em três dias de um grande universo trade show

A retomada dos grandes eventos de negócios do estado do Rio de Janeiro não poderia ser melhor. A Super Rio Expo Food superou as expectativas que já eram grandes e transformou o RioCentro, na Zona Oeste da capital fluminense, em um verdadeiro universo particular de negócios voltados para o setor de supermercados.

De palestras sobre tendências de consumo e estratégias de vendas a debates sobre comércio exterior e parcerias e oportunidades internacionais, no novíssimo espaço IMEX Trade, sem deixar de lado temas como redes sociais e o tão falado metaverso e sua relação com o mundo supermercadista, foram três dias de muito network e rodada de negócios que certamente renderão bons frutos no futuro. A Super Rio Expo Food é um trade show em sua essência. O maior da América Latina.

Logo no primeiro dia da Super Rio Expo Food, na segunda-feira, um anúncio que mostra a força do setor de supermercados do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fábio Queiróz, anunciou que o Rio de Janeiro receberá em breve mais um importante evento para o setor. Em 2023, a convenção latino-americana de supermercados será realizada na Cidade Maravilhosa.

“O evento terá a presença de 17 países da América Latina, mais Estados Unidos e Caribe. É uma alegria enorme fazer este anúncio na abertura da Super Rio Expofood, depois de dois anos tão difíceis. Durante a pandemia, o setor mostrou sua importância. Além de ter abastecido a população com maestria, também foi fundamental para gerar emprego e renda. Somente para esta feira, geramos 8 mil empregos diretos e indiretos”, disse o presidente da ASSERJ.   

O secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, que representou o prefeito Eduardo Paes na cerimônia de abertura da Super Rio Expo Food, destacou a resiliência do setor, que impulsionou a geração de empregos durante a pandemia e agora deixa sua marca também na retomada de eventos na cidade.

“O Estado do Rio virou referência nacional na vacinação e graças a esse sucesso estamos vendo a retomada da normalidade de nossas atividades presenciais”, disse o secretário.

Super Rio Expo Food e o supermercado do futuro

Um dos destaques do segundo dia da Super Rio Expo Food foi o workshop “Supermercado do Futuro”. Dividido em duas etapas, a ação jogou luz sobre uma pergunta que abre inúmeras possibilidades, algumas bem concretas. “Como será o supermercado em 2032”?

Foi realizada uma pesquisa com 60 representantes de empresas de todo Brasil, que responderam simultaneamente quinze perguntas objetivas. A ideia do levantamento, que terá o resultado divulgado em breve, é trabalhar o conceito de supermercado do futuro que conduzirá os trabalhos na Asserj ao longo do ano.

De acordo com a consultora em varejo, Walquyria Majeveski, que fez uma palestra durante o workshop, o supermercado da próxima década será influenciado por dois aspectos: os impactos da vida atual – afetados por pandemia, guerra na Ucrânia, inflação e emprego – e pelo perfil do novo consumidor, composto pela geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) e a geração Alpha (nascidos a partir de 2010).

“A pesquisa foca no período de 10 anos porque é o tempo em que estas pessoas, que nasceram nos anos 2000, vão adquirir poder de compra. Precisamos pensar neste consumidor e em como ele irá se comportar. O que vai impactar esta geração, que é tão diferente da nossa?”, perguntou.

A outra etapa do workshop destaque da Super Rio Expo Food foi conduzida pelo economista e consultor da ASSERJ, Guilherme Mercês, que fez uma análise do cenário global e econômico para o setor de supermercados. De acordo com Mercês, algumas tecnologias já estão acontecendo, como a bancarização do varejo. “Esta é uma tendência que será crucial para os supermercados. Os bancos vão fazer a parte financeira e o produto financeiro vai estar na mão do varejo. Esta transformação já está ocorrendo e vai se intensificar”, afirmou.

No cenário global, Guilherme destacou três grandes incertezas para 2022: a guerra na Ucrânia, as eleições e a pandemia, que, segundo ele, não deve sair do radar ainda.  O consultor fez uma análise minuciosa de cada uma desta variáveis, e, ao final, realizou uma pesquisa entre os participantes sobre temas econômicos que será divulgada posteriormente. 

Posts Recentes

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

6 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

6 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

7 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

1 dia atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

1 dia atrás

Creci-RJ intensifica fiscalização na Barra da Tijuca

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou, na última…

1 dia atrás