Capital
Fim de ano

Expectativa de crescimento nas vendas do comércio carioca

Comerciantes projetam crescimento de até 3% nas vendas de fim de ano.

Compartilhe:
30 de dezembro de 2024
Sara Oliveira
Expectativa de crescimento nas vendas do comércio carioca
Expectativa de crescimento nas vendas reflete aumento de turistas e otimismo do setor. (Foto de banco de imagens)

O comércio carioca está com grande expectativa para a temporada de fim de ano, especialmente com os eventos do Réveillon. Uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) aponta que as vendas podem crescer até 3% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento ouviu 250 lojistas para avaliar o cenário.

“As estimativas que consideram aumento das vendas até 3% são baseadas no aumento do fluxo de turistas no Rio de Janeiro, que vem batendo recordes e, de acordo com dados da Prefeitura, pode ultrapassar dois milhões de pessoas para curtir os festejos na Praia de Copacabana”, afirmou Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio.

Réveillon em Copacabana gera expectativa de boas oportunidades

Os lojistas destacaram o Réveillon de Copacabana como um dos principais eventos para alavancar as vendas. Produtos como vestuário, acessórios, calçados e lembranças têm grande procura nessa época do ano, tornando-se itens essenciais para quem deseja celebrar a passagem do ano em grande estilo.

A pesquisa também mostrou que o otimismo do setor é maior em relação ao ano passado, com a possibilidade de que o crescimento supere os 3%, dependendo do segmento comercial. “Todo final de ano é movimentado, principalmente na Zona Sul e Zona Oeste da cidade. Apesar dos problemas, a orla atrai turistas de todos os lugares”, explicou Aldo Gonçalves.

Além disso, bares, restaurantes e hotéis também devem ser impactados positivamente pelo aumento do fluxo de consumidores. Para os lojistas, esta é uma oportunidade de ampliar as vendas ao aproveitar o interesse gerado pelas festas de fim de ano.

Aldo Gonçalves sugere ainda que os comerciantes explorem novas estratégias, como o uso de redes sociais, ferramentas de inteligência artificial para compreender as demandas do público e promoções atrativas. “O momento é de aproveitar a alta demanda e os estoques acumulados durante o Natal”, concluiu o presidente do CDLRio e do SindilojasRio.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.