Baixada Fluminense

Expo Baixada Verde reforça protagonismo cultural da região

A quarta edição da Expo Baixada Verde, realizada na quinta-feira (22) no Parque Municipal Sara Areal, em Nilópolis, consolidou-se como um importante fórum de valorização da cultura e do turismo na Baixada Fluminense. O evento reuniu representantes de nove municípios, além de autoridades estaduais, e apresentou uma programação extensa com palestras, debates, exposições e apresentações culturais, voltadas para fortalecer a regionalização do turismo e promover a identidade da chamada “Baixada Verde”.

Um dos destaques desta edição foi a atuação de São João de Meriti, representada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro. O município teve participação ativa na programação, com duas palestras — uma do próprio secretário e outra da comerciante Dilma dos Santos, figura conhecida da Praça da Matriz. “Esse evento promoveu um debate sobre as potencialidades artísticas da nossa região. Falamos sobre as leis de fomento e o preparo das cidades que compõem a Baixada Verde e que irão participar da Expo estadual que acontecerá em junho”, afirmou Tião.

Expo Baixada Verde propôs reflexões sobre três eixos centrais

Com o tema “Baixada Verde dos Espetáculos: o que que a Baixada tem?”, o evento propôs reflexões sobre três eixos centrais: o papel das escolas de samba, as festas populares e os mecanismos de captação de recursos para projetos culturais e turísticos. A programação contou ainda com uma feira que reuniu artesãos, empreendedores locais e apresentações culturais que animaram o Parque Sara Areal, recentemente revitalizado para receber o público.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Nilópolis, Alvinho, o secretário de Turismo, Eventos e Juventude de Nilópolis, Leandro Monteiro, e o presidente do IGR Baixada Verde, Bruno Lourenço, que também é secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Magé. O evento ainda teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, representada pela secretária Danielle Barros, e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, que foi lembrado como parceiro constante, embora não tenha comparecido por compromissos profissionais.

Para Tião Pinheiro, a Expo Baixada Verde cumpriu seu papel ao impulsionar a troca de experiências e fomentar políticas públicas para o desenvolvimento regional. “Foi um momento de fortalecer o nome do nosso município como um dos grandes polos de produção cultural do estado. Vamos chegar à Expo de junho com grandes novidades”, concluiu.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Cambuci regulamenta cobrança no Parque Aquático Municipal

A Prefeitura de Cambuci, no Norte Fluminense, publicou o Decreto nº 1.893, de 15 de…

16 horas atrás

Rio Bonito promove ações de consumo consciente de energia

Moradores de Rio Bonito, na Região dos Lagos, poderão participar, na próxima sexta-feira (23), de…

16 horas atrás

Carreta da Saúde da Mulher estaciona em Mesquita

O dia 16 de janeiro marcou a inauguração da Carreta da Saúde da Mulher no…

19 horas atrás

Qual será o peso da educação na eleição?

*Por Marcos Luz O Rio de Janeiro sempre flertou com o fundo do poço na…

19 horas atrás

Aulas esportivas gratuitas com inscrições abertas em Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esportes, abre nesta segunda-feira (19) as…

20 horas atrás

Parceria com a Special Olympics amplia inclusão na prática esportiva no Rio

*Por Guilherme Schleder Fala, galera! As emoções e os benefícios da atividade física são únicos.…

21 horas atrás