Baixada Fluminense

Expo Baixada Verde reforça protagonismo cultural da região

A quarta edição da Expo Baixada Verde, realizada na quinta-feira (22) no Parque Municipal Sara Areal, em Nilópolis, consolidou-se como um importante fórum de valorização da cultura e do turismo na Baixada Fluminense. O evento reuniu representantes de nove municípios, além de autoridades estaduais, e apresentou uma programação extensa com palestras, debates, exposições e apresentações culturais, voltadas para fortalecer a regionalização do turismo e promover a identidade da chamada “Baixada Verde”.

Um dos destaques desta edição foi a atuação de São João de Meriti, representada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro. O município teve participação ativa na programação, com duas palestras — uma do próprio secretário e outra da comerciante Dilma dos Santos, figura conhecida da Praça da Matriz. “Esse evento promoveu um debate sobre as potencialidades artísticas da nossa região. Falamos sobre as leis de fomento e o preparo das cidades que compõem a Baixada Verde e que irão participar da Expo estadual que acontecerá em junho”, afirmou Tião.

Expo Baixada Verde propôs reflexões sobre três eixos centrais

Com o tema “Baixada Verde dos Espetáculos: o que que a Baixada tem?”, o evento propôs reflexões sobre três eixos centrais: o papel das escolas de samba, as festas populares e os mecanismos de captação de recursos para projetos culturais e turísticos. A programação contou ainda com uma feira que reuniu artesãos, empreendedores locais e apresentações culturais que animaram o Parque Sara Areal, recentemente revitalizado para receber o público.

Estiveram presentes o vice-prefeito de Nilópolis, Alvinho, o secretário de Turismo, Eventos e Juventude de Nilópolis, Leandro Monteiro, e o presidente do IGR Baixada Verde, Bruno Lourenço, que também é secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Magé. O evento ainda teve o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, representada pela secretária Danielle Barros, e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, que foi lembrado como parceiro constante, embora não tenha comparecido por compromissos profissionais.

Para Tião Pinheiro, a Expo Baixada Verde cumpriu seu papel ao impulsionar a troca de experiências e fomentar políticas públicas para o desenvolvimento regional. “Foi um momento de fortalecer o nome do nosso município como um dos grandes polos de produção cultural do estado. Vamos chegar à Expo de junho com grandes novidades”, concluiu.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
 

Posts Recentes

Para sempre Luis Fernando Veríssimo

*Por Paulo Marinho Algumas frases memoráveis de Luis Fernando Veríssimo (e que de fato são…

3 horas atrás

Para fechar o mês em Búzios

Imagine aproveitar as noites mais acolhedoras de Búzios com vista para o mar, boa música,…

2 dias atrás

Oficina das Minas leva samba e empoderamento feminino a Niterói

A cidade de Niterói, no Leste Fluminense, se prepara para receber, neste sábado (30), a…

2 dias atrás

Secretaria da Mulher leva capacitação contra assédio ao Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo realiza nesta sexta-feira (29), na sede da Gávea, na…

2 dias atrás

O destino de Carlos Bolsonaro

Por Nelson Lopes O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, visitou o ex-presidente Jair Bolsonaro…

3 dias atrás

Exposição “Na Trilha do Vulcão” chega a Nova Iguaçu

Todo iguaçuano que conhece bem a cidade já ouviu falar no “vulcão de Nova Iguaçu”.…

3 dias atrás