Saúde
Saúde da mulher

FEMAMA completa 18 anos de compromisso com a saúde feminina

O aniversário conta com live e lançamento do Movimenta FEMAMA, reafirmando o papel no combate ao câncer de mama e na promoção de políticas públicas em prol das pacientes.

Compartilhe:
24 de julho de 2024
Sara Oliveira
FEMAMA completa 18 anos de compromisso com a saúde feminina
Com mediação da jornalista Rosane Marchetti, o evento online reuniu nomes relevantes para o segmento. (Foto: reprodução do site FEMAMA)

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) celebra 18 anos de compromisso com a saúde feminina neste mês. Com a missão de conscientizar sobre o câncer de mama e estimular políticas públicas em apoio às pacientes, a entidade já representou mais de 1 milhão de cidadãos, reuniu mais de 70 instituições associadas em 20 estados e conquistou pelo menos cinco políticas públicas nacionais em prol da causa.

Diante disso, neste segunda-feira (22), foi promovida uma live no Youtube para celebrar o aniversário, abordando a importância da atuação em Rede para a promoção de políticas públicas eficientes para a gestão pública, representativas e eficazes. Com mediação da jornalista Rosane Marchetti, a live FEMAMA 18 anos: como a atuação em rede representa pacientes brasileiros na conquista de seus direitos vai reunir nomes relevantes para o segmento. Dra. Maira Caleffi, Presidente Fundadora da FEMAMA, o advogado sanitarista, Tiago Farina, e a Relações Públicas e conselheira do IGCC e Instituto Cura, Cátia Duarte, participam do diálogo sobre a importância da atuação em Rede para fazer reverberar a voz das pacientes oncológicas no Brasil.

O evento online contou, ainda, com a fala de representantes de algumas das associações que integram a Rede desde a sua fundação e com o lançamento do Movimenta FEMAMA – primeiro livro digital da federação e resultado de uma pesquisa homônima, conduzida ao longo de 2023, que reuniu informações sobre o acolhimento e apoio oferecidos pelas organizações da Rede FEMAMA nas diferentes regiões do país para compreender com maior profundidade os impactos da atuação da Rede e a voz das pacientes brasileiras.

Desde sua criação, a organização visa reduzir os índices de mortalidade pela doença no Brasil, uma vez que o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura para até 95% das pacientes. Operando em rede, a Federação fortalece sua atuação e amplia o impacto de suas iniciativas. Dessa forma, é pioneira no advocacy, priorizando o acesso ágil e adequado aos cuidados necessários a pacientes oncológicos. Outro projeto, é a Universidade FEMAMA, plataforma online que oferece cursos gratuitos sobre saúde da mama, que visam educar e mobilizar em prol dos direitos das pacientes oncológicas.

Além disso, dedica-se ao monitoramento de projetos de lei e à mobilização social para influenciar políticas públicas relacionadas à saúde da mama. “Ao longo dos últimos 18 anos, a FEMAMA tem trabalhado incansavelmente para garantir que as mulheres brasileiras tenham o tratamento adequado e cuidados integrais no enfrentamento ao câncer de mama. Já conquistamos muito, mas ainda precisamos conquistar mais para que todas as brasileiras tenham acesso aos serviços básicos em oncologia”, afirma Maira Caleffi, mastologista e fundadora da Femama.

Impacto e conquistas da FEMAMA

Ao longo dos 18 anos de trajetória, importantes conquistas foram realizadas como: a articulação para a aprovação da Lei dos 30 Dias, que estabelece este como o prazo limite para realização de exames para confirmação de diagnóstico de câncer no SUS; Lei dos 60 Dias, que determina o início do tratamento de pacientes oncológicos pelo SUS após detecção da doença; Da Lei da Mamografia, que regulamenta a mamografia a partir dos 50 anos pelo SUS; Da Lei do Registro Compulsório, que torna obrigatória a notificação de casos de câncer nas redes pública e privada de saúde e da Lei da Reconstrução Mamária, que determina que a mama deve ser reconstruída na mesma cirurgia em que foi feita a retirada do câncer, sempre que houver condições médicas.

A Femama também tem sido uma voz ativa na defesa da implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, visando ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de qualidade em todo o território nacional. E no Projeto de Lei sobre Testagem Genética e Detecção de Mutações em BRCA, a qual fornece dados importantes sobre a probabilidade individual de desenvolver câncer de mama e ovário, permitindo a adoção de medidas preventivas e tratamentos personalizados no SUS.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.