Tradição, fé e cultura se encontram na 67ª edição da Festa do Santo Guerreiro, que promete emocionar devotos e movimentar a cidade entre os dias 20 e 23 de abril. (Foto: Divulgação)
A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, se prepara para receber uma das celebrações religiosas mais tradicionais do calendário local: a Festa de São Jorge, que este ano chega à sua 67ª edição. Entre os dias 20 e 23 de abril, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, localizada na Rua Getúlio Vargas, no Centro, deve receber centenas de fiéis em homenagens ao santo padroeiro.
Considerado um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Jorge, o Santo Guerreiro, mobiliza devotos que veem em sua imagem um símbolo de coragem, resistência e fé. A festa religiosa inclui missas ao longo do dia 23 de abril — data oficial da celebração — com celebrações nos horários de 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 14h, 15h, 16h, 19h, 20h e 21h.
Nos três dias que antecedem o dia de São Jorge, entre 20 e 22 de abril, ocorre o tradicional tríduo preparatório, com orações e missas sempre às 19h. No dia 23, às 17h, acontece a tradicional procissão pelas ruas do centro de Nova Iguaçu, reunindo fiéis em uma grande manifestação pública de fé.
Além da programação litúrgica, a festa também é um importante evento cultural da cidade. Com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Rua Getúlio Vargas se transforma em um espaço de celebração artística, com atrações que envolvem música, dança, teatro, circo, gastronomia e artesanato.
Um dos destaques da festa é a performance teatral “Salve Jorge”, protagonizada pelo ator Augusto Vargas e um cavalo robótico criado pelo artista plástico Raimundo Rodrigues. A atração combina elementos cênicos e tecnológicos em homenagem ao santo.
Sábado – 20/04
Tambores de Iguassu (maracatu)
Street Legends (dança urbana)
William Batalha e Inez Azevedo (MPB)
Banda Rock 60
André Júnior e banda
Performance “Salve Jorge”
Domingo – 20/04
Street Legends
Oficina Permanente de Circo
Choro dos Pavões (chorinho)
The Lux (pop rock)
Samba de Siriguela
Segunda – 21/04
Rogério Costa (saxofone)
Oficina Permanente de Circo
Tambores de Iguassu
Street Legends
Dorgô e banda (rap)
Quarta – 23/04 (Dia de São Jorge)
Street Legends
Oficina Permanente de Circo
Robson Luy e Sérgio Tarquino (MPB)
Trio Baião Lunar (forró)
Cremilson Bico Doce e o Quilombo Marambaia (samba)
Performance “Salve Jorge”
Se tem um prato que caracteriza as celebrações de São Jorge é a feijoada. Separamos,…
Nesta quarta-feira (16), a magia da Páscoa tomou conta das unidades pediátricas do Complexo Municipal…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro poderá ser autorizado a instituir um programa…
Por Nelson Lopes O deputado federal Glauber Braga, do PSOL do Rio, encerrou a greve…
Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio, participou na última semana de uma reunião com representantes…
Quem estiver em Campos dos Goytacazes,no Norte Fluminense, durante os feriados da Semana Santa (sexta-feira,…