Entre 18 e 27 de julho, evento deverá lotar os hotéis para apreciação de concertos, comes e bebes e visita a fazendas centenárias. (Foto: Divulgação)
Entre os dias 18 e 27 de julho, o Festival Vale do Café celebra sua 20ª edição em meio às paisagens montanhosas e construções coloniais do Sul Fluminense. O evento, que se tornou um dos mais importantes do calendário cultural brasileiro, reúne concertos de música instrumental, erudita e popular em praças, igrejas centenárias e fazendas históricas de municípios do Vale do Paraíba.
Neste ano, o festival propõe uma experiência sensorial completa. Em palcos que um dia ouviram o som das moendas, o público será transportado por melodias que unem o passado ao presente. Entre os destaques estão apresentações de Felipe Naim, Leo Gandelman, Cristina Braga, Marcel Powell e Ulisses Rocha. O evento também presta homenagem ao violonista e compositor maranhense Turíbio Santos, que participará de um concerto especial. Já a cantora e instrumentista Nilze Carvalho será a convidada de Marcel Powell.
A programação contempla espetáculos gratuitos nas cidades de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Vassouras, Valença e Engenheiro Paulo de Frontin. Nas fazendas, o público poderá participar de visitas guiadas com concertos intimistas e degustações de produtos típicos, como café, cachaça e queijo.
Mais do que um festival de música, o Vale do Café tornou-se um importante motor de desenvolvimento regional. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que, para cada real investido, há um retorno de R$ 5,09 para a economia local. A ocupação hoteleira chega a 100% durante o evento, movimentando setores como turismo, transporte, segurança e alimentação, e gerando mais de 600 empregos.
Ao integrar cultura, turismo e meio ambiente, o Festival Vale do Café é também um exemplo de sustentabilidade. As atividades incluem ações educativas, projetos sociais, rodas de conversa e cafés culturais que valorizam a memória, a identidade e o acesso à arte.
“Chegar aos 20 anos do Festival Vale do Café é celebrar a resistência da cultura e o poder transformador da arte”, destaca Roberta Kelab, COO da Backstage Produções, empresa responsável pela realização do evento, que também comemora 30 anos de atuação no setor. A programação completa no site oficial do evento.
O Festival Vale do Café é patrocinado pela MRS e pela Secretaria de Estado de Turismo, com apoio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu início, nesta sexta-feira (25), à primeira…
Com foco na transformação de comunidades vulneráveis do interior do Estado, a terceira edição do…
A cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense, se prepara para celebrar seus 65 anos de…
A manutenção programada para o último fim de semana na pista de descida da Serra…
A rede de pizzarias Forneria Carioca abriu sua nova unidade na Zona Oeste do Rio.…
O Estado do Rio de Janeiro contabilizou 329.001 inscritos confirmados para o Exame Nacional do…