Cultura & Lazer

Festival Vale do Café celebra 20 anos com música e história

Entre os dias 18 e 27 de julho, o Festival Vale do Café celebra sua 20ª edição em meio às paisagens montanhosas e construções coloniais do Sul Fluminense. O evento, que se tornou um dos mais importantes do calendário cultural brasileiro, reúne concertos de música instrumental, erudita e popular em praças, igrejas centenárias e fazendas históricas de municípios do Vale do Paraíba.

Neste ano, o festival propõe uma experiência sensorial completa. Em palcos que um dia ouviram o som das moendas, o público será transportado por melodias que unem o passado ao presente. Entre os destaques estão apresentações de Felipe Naim, Leo Gandelman, Cristina Braga, Marcel Powell e Ulisses Rocha. O evento também presta homenagem ao violonista e compositor maranhense Turíbio Santos, que participará de um concerto especial. Já a cantora e instrumentista Nilze Carvalho será a convidada de Marcel Powell.

A programação contempla espetáculos gratuitos nas cidades de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Vassouras, Valença e Engenheiro Paulo de Frontin. Nas fazendas, o público poderá participar de visitas guiadas com concertos intimistas e degustações de produtos típicos, como café, cachaça e queijo.

Mais do que um festival de música, o Vale do Café tornou-se um importante motor de desenvolvimento regional. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que, para cada real investido, há um retorno de R$ 5,09 para a economia local. A ocupação hoteleira chega a 100% durante o evento, movimentando setores como turismo, transporte, segurança e alimentação, e gerando mais de 600 empregos.

Sustentabilidade no Festival Vale do Café

Ao integrar cultura, turismo e meio ambiente, o Festival Vale do Café é também um exemplo de sustentabilidade. As atividades incluem ações educativas, projetos sociais, rodas de conversa e cafés culturais que valorizam a memória, a identidade e o acesso à arte.

“Chegar aos 20 anos do Festival Vale do Café é celebrar a resistência da cultura e o poder transformador da arte”, destaca Roberta Kelab, COO da Backstage Produções, empresa responsável pela realização do evento, que também comemora 30 anos de atuação no setor. A programação completa no site oficial do evento.

O Festival Vale do Café é patrocinado pela MRS e pela Secretaria de Estado de Turismo, com apoio da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Japeri recebe espetáculo sobre memórias e resistência

O Grupo Código, referência cultural de Japeri,na Baixada Fluminense, comemora duas décadas de trajetória com…

2 dias atrás

ABA/RJ estreia congresso na Sta. Úrsula

A Associação Brasileira dos Advogados, através da presidente da Comissão Previdenciária Estadual, a advogada Juliana…

2 dias atrás

Denker é destaque no Mondial de La Bière

O Rio celebra o Mondial de La Bière, no Pier Mauá, até 14 de setembro,…

2 dias atrás

Produção de grãos cresce 2,2% no Rio de Janeiro na safra 2024/25

Com aumento da área produtiva, o Rio de Janeiro registrou crescimento de 2,2% na produção…

3 dias atrás

Programa Acelera chega ao Rio para micro e pequenas empresas

No dia 23 de setembro, micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio de Janeiro que…

3 dias atrás

Búzios sedia encontro nacional sobre turismo regional

Nesta semana, nos dias 11 e 12 de setembro, Armação dos Búzios, na Região dos…

3 dias atrás