Região Serrana

Fevest 2025 movimenta polo da moda em Nova Friburgo

Reconhecida oficialmente como a capital nacional da moda íntima, Nova Friburgo, na Região Serrana, recebe mais uma edição da Fevest Experience, aberta nesta terça-feira (24). Realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), em parceria com a Firjan SENAI, a feira é considerada o maior evento de moda íntima, praia e fitness da América Latina. A edição de 2025 conta com a participação de 100 marcas, incluindo confecções locais e de outros estados brasileiros.

Na abertura, um dos destaques foi o desfile promovido por alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda de Nova Friburgo. As criações, apresentadas no âmbito do Projeto Integrador Novos Talentos 2025, foram desenvolvidas com foco em sustentabilidade e inspiração arquitetônica. Entre os monumentos retratados nos trajes estão a Muralha da China, o Templo Bahá’í (Chile) e a Catedral de Brasília, utilizando materiais recicláveis como sacos de cimento, MDF reaproveitado e CDs cortados a laser.

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, esteve presente na abertura e destacou a relevância da feira para o desenvolvimento regional: “A Fevest impulsiona a economia da região Centro-Norte Fluminense há mais de três décadas. A Firjan SENAI reafirma seu papel na formação de profissionais para o setor”, afirmou.

O evento também contou com o depoimento de Thiago Serrano, ex-aluno da Firjan SENAI, que compartilhou sua trajetória profissional após a formação na instituição: “Durante as aulas, fui convidado para trabalhar em um ateliê de noivas. Essa oportunidade transformou minha carreira.”

Sustentabilidade na Fevest 2025

A Fevest Experience 2025 reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao ser reconhecida como um evento carbono zero. A feira apresenta o projeto Resíduo Zero, voltado para o reaproveitamento de materiais descartados na indústria da moda, transformando-os em novos insumos, como trapos.

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras também trouxe à feira soluções tecnológicas que promovem a economia circular. Entre os projetos, estão o desenvolvimento de tecidos a partir de fibras de coco, bananeira e pelos caninos — esses últimos transformados em acessórios como bolsas e meias.

Outras iniciativas incluem o projeto “Toque de Midas”, que reaproveita resíduos sintéticos para gerar novos tecidos, e o projeto “Economia Circular Aplicada à Cadeia Automotiva”, que transforma uniformes usados das Forças Armadas em materiais para isolamento acústico no setor automotivo.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

O delegado atrás das grades

Por Nelson Lopes Caiu como uma bomba no PL de Jair Bolsonaro o pedido de…

8 horas atrás

Flup 2025 recebe programação especial do Sesc RJ

O Sesc RJ será parceiro da Flup 2025, a Festa Literária das Periferias, que acontece…

9 horas atrás

Seminário Empresarial de Turismo movimenta Maricá

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno,…

9 horas atrás

Meriti apresenta ações ambientais durante participação na COP 30

A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças…

11 horas atrás

Fórum dos Hotéis Cinco Estrelas debate estratégias para o setor

Os gerentes dos hotéis cinco estrelas da Cidade do Rio de Janeiro participaram, na última…

11 horas atrás

PT vai apostar em influencers para ganhar eleição

O PT está atrás de influenciadores digitais para as eleições do ano que vem. O…

1 dia atrás