Região Serrana

Fevest 2025 movimenta polo da moda em Nova Friburgo

Reconhecida oficialmente como a capital nacional da moda íntima, Nova Friburgo, na Região Serrana, recebe mais uma edição da Fevest Experience, aberta nesta terça-feira (24). Realizada pelo Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindvest), em parceria com a Firjan SENAI, a feira é considerada o maior evento de moda íntima, praia e fitness da América Latina. A edição de 2025 conta com a participação de 100 marcas, incluindo confecções locais e de outros estados brasileiros.

Na abertura, um dos destaques foi o desfile promovido por alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda de Nova Friburgo. As criações, apresentadas no âmbito do Projeto Integrador Novos Talentos 2025, foram desenvolvidas com foco em sustentabilidade e inspiração arquitetônica. Entre os monumentos retratados nos trajes estão a Muralha da China, o Templo Bahá’í (Chile) e a Catedral de Brasília, utilizando materiais recicláveis como sacos de cimento, MDF reaproveitado e CDs cortados a laser.

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, esteve presente na abertura e destacou a relevância da feira para o desenvolvimento regional: “A Fevest impulsiona a economia da região Centro-Norte Fluminense há mais de três décadas. A Firjan SENAI reafirma seu papel na formação de profissionais para o setor”, afirmou.

O evento também contou com o depoimento de Thiago Serrano, ex-aluno da Firjan SENAI, que compartilhou sua trajetória profissional após a formação na instituição: “Durante as aulas, fui convidado para trabalhar em um ateliê de noivas. Essa oportunidade transformou minha carreira.”

Sustentabilidade na Fevest 2025

A Fevest Experience 2025 reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao ser reconhecida como um evento carbono zero. A feira apresenta o projeto Resíduo Zero, voltado para o reaproveitamento de materiais descartados na indústria da moda, transformando-os em novos insumos, como trapos.

O Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras também trouxe à feira soluções tecnológicas que promovem a economia circular. Entre os projetos, estão o desenvolvimento de tecidos a partir de fibras de coco, bananeira e pelos caninos — esses últimos transformados em acessórios como bolsas e meias.

Outras iniciativas incluem o projeto “Toque de Midas”, que reaproveita resíduos sintéticos para gerar novos tecidos, e o projeto “Economia Circular Aplicada à Cadeia Automotiva”, que transforma uniformes usados das Forças Armadas em materiais para isolamento acústico no setor automotivo.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Instituto Coalizão e Consulado do Panamá realizarão evento no dia 19

O Instituto Coalizão, em parceria com o Consulado Geral do Panamá no Rio de Janeiro,…

13 horas atrás

Gastronomia na melhor escola

Essa colunista que vos fala se arriscou em mais um curso da tradicional Le Cordon…

14 horas atrás

Governo do Rio certifica 350 alunos do programa “Empregos Azuis”

O Governo do Estado do Rio de Janeiro formou, nesta sexta-feira (15), 350 alunos das…

15 horas atrás

De Padilha e Moraes: os encontros de Luciano Vieira

Por Nelson Lopes Deputado federal de primeiro mandato, Luciano Vieira, que está deixando o Republicanos…

20 horas atrás

Da glória à crise – A agonia de um Rio de Janeiro estratégico

*Por Marcos Luz Centro do poder e da inovação no país, o Rio de Janeiro…

22 horas atrás

Governo do Estado debate esporte adaptado no RIW 2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu um debate sobre Esporte e Superação:…

22 horas atrás