Economia
Competitividade

Firjan apresenta ações para a melhoria do ambiente de negócios e de competitividade

A federação apresentou ao secretário estadual de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços as ações prioritárias para a melhoria do ambiente de negócios e aumento da competitividade fluminense.

Compartilhe:
31 de janeiro de 2023
Vinicius
Firjan apresenta ações para a melhoria do ambiente de negócios e de competitividade
Firjan apresentou ações prioritárias para a melhoria do ambiente de negócios e aumento da competitividade fluminense.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) recebeu na segunda-feira (30) o secretário estadual de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, como convidado da reunião dos Conselhos Superior da Firjan e de Administração do CIRJ. 

Durante o encontro com os empresários, a federação apresentou ao secretário as ações prioritárias para a melhoria do ambiente de negócios, redução do Custo Rio e aumento da competitividade fluminense.

Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira abriu o encontro comentando a reunião que teve pela manhã com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na sede da Fiesp, em São Paulo. 

Segundo o presidente, o ministro se comprometeu em discutir e colocar em prática a reforma tributária, o mais breve possível, a partir de um consenso entre Executivo, Legislativo, governo estaduais e o setor produtivo.

Já o presidente em exercício da Firjan, o empresário Luiz Césio Caetano, destacou para o secretário Vinicius Farah que, tanto no executivo e no legislativo estadual, há pautas prioritárias para melhorar o desenvolvimento econômico do estado, como questões tributárias, regulatórias e, até mesmo, ambientais. Nesse sentido, o presidente da federação ressaltou o papel de articulação entre estado e empresariado fluminense, desenvolvido pelo secretário.

Propostas Firjan para um Brasil 4.0

Caetano enumerou quatro pilares centrais derivados da agenda ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’, formulada após ouvir mais de 600 lideranças empresariais fluminenses. “Para melhorar a competitividade e a produtividade do estado do Rio, a federação defende além da melhoria do ambiente de negócios, investimentos em infraestrutura, capital humano e uma melhor eficiência do estado”, citou Luiz Césio.

Para a melhoria do ambiente de negócios, a federação defende o aumento da competitividade tributária pela cola de benefícios fiscais concedidos por outros estados da região Sudeste; o uso dos recursos do Fundo Soberano estadual em projetos de infraestrutura e a conclusão das regulamentações do novo Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental (SELCA), entre outras ações.

Já no tema infraestrutura, a Firjan pede uma atenção para o desenvolvimento dos Distritos Industriais existentes; melhoria nos deslocamentos de trabalhadores e reformulação do sistema de bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana do Rio; promover a nova concessão do sistema de barcas; e melhorar a infraestrutura metroviária e ferroviária; além de promover a concessão de rodovias estaduais como a RJ-244, ligando a BR-101-Norte ao Porto do Açu, e as rodovias dos lotes/eixos Noroeste (RJ-122/158/160/186), Sul (RJ-127/145/155) e Norte (RJ-104/106/162).

Vinicius Farah comentou a sintonia entre o que o governo do estado vem produzindo e os temas apresentados pela federação. Citou, como exemplo, o programa Pacto RJ, cuja parte das ações são baseadas em estudos apresentados pela Firjan. O secretário destacou, entre outros programas, a recuperação dos distritos industriais e a criação de 13 outros condomínios por diversas regiões do estado. Citou ainda o resgate do setor pesqueiro fluminense, a partir da aquisição do estaleiro Caneco no ano passado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico ouviu ainda os pleitos setoriais dos empresários associados da federação e propôs a criação de um grupo de trabalho entre a Firjan e os técnicos das diversas secretarias do estado, com reuniões mensais na federação, para buscar as soluções para o desenvolvimento do estado do Rio e a melhoria do ambiente de negócios.