Categorias: Economia

Conselho Firjan de Mulheres combaterá desigualdade de gênero na Indústria

Mulheres ganharam, em média, 19,9% a menos do que os homens no mercado de trabalho em 2021. Além disso, elas sofreram com taxas de desemprego mais altas que a média: o índice de desempregadas era de 16,5%, contra 13,2% da média nacional no ano passado.

Os dados são da Fundação Getúlio Vargas (FGV). E foi pensando em contribuir para mudar esse cenário que a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) lançou o seu Conselho Firjan de Mulheres.

“No Brasil, o percentual de mulheres em conselhos administrativos é de 12%. Nos cargos de dirigentes e administradores de organizações de interesse público, as mulheres são minoria em praticamente todas as funções. O mesmo perfil é identificado nos cargos de membros superiores dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário no Brasil e no estado do Rio”, comentou a presidente do conselho, Carla Pinheiro, também presidente do Sindicato das Indústrias de Joias e Lapidação de Pedras Preciosas do Rio de Janeiro (Sindijoias-RJ).

Segundo ela, o trabalho terá duas grandes linhas de ações. A primeira é no fomento e apoio ao empreendedorismo feminino. A proposta é formar uma rede consistente com empresas, poder público e terceiro setor para fortalecer esse objetivo. A segunda linha envolve a promoção da equidade de gênero nas posições de liderança, tanto na esfera privada quanto pública.

Além disso, o Conselho vai gerar dados que evidenciam a desigualdade de gênero, além de ter como objetivo ações de entregas práticas como, por exemplo, cursos de capacitação para mulheres, discussão sobre políticas públicas e propostas de acesso a crédito, contribuindo não só para o debate e a geração de informação, mas para a mudança efetiva da realidade.

Direito das mulheres

Ana Carolina Querino, representante adjunta da ONU Mulheres Brasil, esteve na cerimônia de inauguração. Durante o evento, ela apresentou o trabalho da organização e ressaltou a relevância das iniciativas em prol da equidade de gênero, que reforçam a posição de liderança e de engajamento da Firjan entre diversos atores e parceiros na sociedade. “Devemos trabalhar a partir de uma nova visão, que tem como princípios orientadores uma abordagem de direitos humanos em prol dos direitos das mulheres”.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, afirmou que o conselho terá impacto primordial no desenvolvimento econômico e social fluminense. “Trata-se de mais uma iniciativa do Sistema Firjan para apoiar o empoderamento das mulheres e a maior equidade de gênero em nosso estado do Rio de Janeiro. A igualdade de gênero e o fortalecimento de todas as mulheres e meninas são considerados objetivos essenciais em direção a um mundo mais próspero, justo e sustentável, estando contemplado no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 5 (ODS 5)”.

Desde 2018, a Firjan é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha para disseminar a Agenda dos ODS no estado. A vice-presidência do Conselho estará com Márcia Carestiato Franco, presidente da Firjan Centro-Norte Fluminense e do Sindicato das Indústrias Gráficas de Nova Friburgo (Sindigraf).

Posts Recentes

Alerj pode acabar com desconto sindical na folha do servidor

O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha…

18 horas atrás

Prêmio da ONU-Habitat reconhece Itaguaí por gestão ambiental

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, foi uma das dez cidades do Estado do…

18 horas atrás

Congresso de Direito Privado debate avanços no Código Civil

O 1º Congresso de Direito Privado da Baixada Fluminense acontecerá no próximo sábado (23), no…

19 horas atrás

Casa da Cultura da Baixada recebe visita de Ministra do Chile

Na última segunda-feira (18), a Casa da Cultura da Baixada Fluminense, em São João de…

20 horas atrás

Hospital Souza Aguiar recebe equipe do G20 Social Brasil

No primeiro dia das reuniões de cúpula do G20 no Rio de Janeiro, realizadas no…

20 horas atrás

Cirurgias gratuitas com uso de robô são realizadas em Volta Redonda

Na segunda-feira (18), a cidade de Volta Redonda, no Sul Fluminense, entrou para o seleto…

21 horas atrás