Economia

Firjan quer setor químico na política de desenvolvimento industrial

O primeiro vice-presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro, ligado à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan CIRJ), Carlos Fernando Gross, pediu que o setor químico fosse incluído na política de desenvolvimento industrial brasileira.

Ele deu a declaração na abertura do 14º Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID), promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), no Centro de Convenções da Federação das Indústrias, no centro da capital fluminense.

De acordo com o executivo, esse setor foi o que mais contribuiu para a qualidade de vida do ser humano e em mercados altamente competitivos como o da indústria farmacêutica, as empresas enfrentam fortes pressões dos órgãos reguladores governamentais, das associações profissionais, bem como a pressão competitiva de concorrentes.

“Uma política de desenvolvimento industrial no Brasil deve incentivar investimento, formação e capacitação de novos profissionais, fomentando a inovação tecnológica. A indústria química não pode ser negligenciada”, disse Gross.

Abifina busca segurança jurídica em evento na Firjan

Antonio Carlos Bezerra, presidente da Abifina, afirmou que a entidade busca segurança jurídica e saber como a indústria farmacêutica lida com a questão de patentes.

“O apoio institucional da federação à Abifina vem de décadas e é aqui que vamos discutir a segurança jurídica do setor, além de saber como a indústria farmacêutica vem lidando com a questão de patentes no estrangeiro, uma pauta relacionada não apenas à inovação tecnológica, mas ao melhor acesso da população ao produtos que oferecemos”, comentou Bezerra.

Já João Paulo Pieroni, superintendente de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, disse que a política industrial do banco segue quatro linhas, no investimento em digitalização de pequenas e médias empresas, no financiamento de projetos que privilegiem biodiversidade e bioeconomia, no apoio a descarbonização industrial e no incentivo a uma exportação competitiva.


Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.

Posts Recentes

Jurema Bar vai de anarriê

No dia 12, das 12h às 22h, o Jurema Bar — localizado entre a boemia…

7 horas atrás

Michelle dá recado a Sóstenes: nada de mensagem para Bolsonaro

Por Nelson Lopes Michelle Bolsonaro foi direta com Sóstenes Cavalcante: não quer saber de mensagens…

15 horas atrás

Atletas de Rio das Ostras brilham em competição estadual

Atletas de Rio das Ostras, cidade da Região dos Lagos, conquistaram importantes resultados na Copa…

15 horas atrás

São Francisco de Itabapoana convoca aprovados em concurso

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, convocou os candidatos aprovados nos…

15 horas atrás

Hospitais do RJ terão terapeutas ocupacionais obrigatórios

As equipes multidisciplinares dos hospitais públicos e privados do Estado do Rio de Janeiro passarão…

2 dias atrás

Festa do Aipim movimenta Tinguá com cultura e gastronomia

A tradicional Festa do Aipim está de volta ao distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu,…

2 dias atrás