Categorias: EconomiaMeio Ambiente

Firjan e Abeama firmam acordo para desenvolver consumo de energias sustentáveis no Estado

Por Leo Nogueira

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente (Abeama) firmaram, nesta sexta-feira, acordo de cooperação para desenvolver o consumo de fontes alternativas de energia, como a eólica e a solar.

Assinado em um evento ocorrido na sede da federação industrial, no Centro do Rio, o contrato favorece o meio ambiente de toda extensão territorial fluminense. O presidente da Abeama, Ruberval Baldini, falou sobre a importância da parceria com a Firjan.

“A Abeama tem uma expertise grande, tem ações do passado, tem relações com instituições internacionais, faz missões lá fora para buscar updates e traz para o nosso convívio. A assinatura do convênio com a Federação das Indústrias é para aproximar mais esse conhecimento, valor agregado específico ao corpo de informações da indústria, levando basicamente soluções integradas para esse novo momento de uma transição energética”.

O vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, afirmou que a medida é de grande importância para o Rio, já que a energia renovável é um dos pilares da sustentabilidade.

“Assinamos hoje um protocolo de intenções com objetivo de empreendermos ações que possam desenvolver o consumo e a indústria de energia renovável, como a eólica e a solar. Essa é uma medida de grande importância, tendo em vista que a energia renovável é um dos pilares da sustentabilidade e essa parceria colocará ao alcance dos industriais do Rio de Janeiro, informações para que a utilização e a produção avancem e se fortaleça”, destacou Caetano.

Hamilton Moss e Marcos Luz, diretores da Abeama, ao lado do presidente da Abeama, Ruberval Baldini e do 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Cesio Caetano.

Firjan e Abeama ressaltam uso consciente de energia

O contrato assinado pelas entidades também visa favorecer a prática da conservação da energia, uso eficiente dos recursos energéticos e a preservação do meio ambiente.

De acordo com o documento, conseguido pelo Conexão Fluminense de forma exclusiva, a ideia do contrato entre as duas associações também partiu do pressuposto que as duas tem o mesmo interesse na melhoria da educação básica no estado, por meio do fomento de propostas inovadoras.

Estiveram presentes também no evento o Diretor do Conselho da Abeama, Sérgio Ramalho, o metereologista da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, prof. Anselmo Pontes, que representou o professor Rômulo Paz, da Sociedade Brasileira de Meteorologia. Já Jorge Peron representou o setor de Energia e Meio Ambiente da Firjan. Também marcaram presença no evento os diretores da Abeama, Hamilton Moss e Marcos Luz e Romulo Cersosimo, Head of BI da FGV Ibre.

Posts Recentes

Siro Darlan de olho na pena de Marcinho VP

*Por Paulo Marinho O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ),…

2 horas atrás

Feira de vinhos agita o Rio

Às vésperas da Semana Santa – quando o consumo de vinhos aumenta no país –,…

2 dias atrás

A frustração de Pedro Paulo

Por Nelson Lopes Aliado "zero-um" de Eduardo Paes, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) se frustrou…

2 dias atrás

Prefeitura de Levy Gasparian inicia obra de expansão em ciclovia

A Prefeitura de Levy Gasparian, na Região Serrana, em parceria com o empresário local Maicon…

2 dias atrás

Programa Território Ancestral é lançado em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

2 dias atrás

Agricultura de Casimiro de Abreu recebe mais incentivo

A agricultura de Casimiro de Abreu, cidade do Leste Fluminense, deu um passo importante rumo…

2 dias atrás