A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a prefeitura de Magé, na Baixada Fluminense, assinaram protocolo de intenções que formaliza a cooperação para a realização do projeto “Licença 4.0”. O objetivo é agilizar os processos de licenças e permissões da atividade da Construção Civil no município.
O projeto é o desenvolvimento do setor e a consequente geração de empregos em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o protocolo, que propõe melhorias e agilidade, a Firjan enviará uma equipe técnica para a realização de estudos e acompanhamento de processos de licenciamento e permissão das atividades de Construção Civil junto aos órgãos responsáveis. A proposta é que a parceria tenha duração de seis meses.
O presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone, destaca que esta é mais uma ação da Firjan que revela a necessidade de pensar e investir na Construção Civil. “O ‘Licença 4.0’ é mais uma de nossas conquistas do ano de 2023. Em Nova Friburgo e Três Rios, onde também já firmamos parcerias, garantimos a redução de 75% e 45%, respectivamente, no tempo de concessão de licença ambiental de obras”, afirma Leverone.
Firjan conduziu trabalho com empresários
Consultor de desenvolvimento setorial da Firjan, Alberto Besser explica que a origem do trabalho partiu de uma escuta técnica conduzida pela federação junto a empresários, na qual se identificou que a demora na emissão de licenciamentos era um grande entrave para a construção de novos empreendimentos.
“Essa parceria é benéfica para as empresas do setor, além de permitir às prefeituras parceiras o acesso gratuito à consultoria, o aumento de arrecadação, a possibilidade de automação e digitalização dos processos de licenciamento. E, ainda, beneficia o cidadão, que irá receber com maior agilidade o apartamento ou casa que adquiriu”, ressalta Besser.
Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita de Magé, Jamille Cozzollino; o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção (Sincocimo), Sidnei Louro; o secretário de Habitação e Urbanismo de Magé, Marcus Pencai; e a coordenadora regional da Firjan Caxias e Região, Fernanda Queiroz.
Quer receber esta e outras notícias diretamente no seu Whatsapp? Entre no nosso canal. Clique aqui.