A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) inicia, no próximo dia 22, a Jornada Gestão para a Mudança, com um seminário online e aberto ao público, de 9h às 13h. Nesse mesmo dia serão abertas as inscrições para participação nos cursos de capacitação em gestão, que ocorrerão em novembro. As aulas são gratuitas, mas voltadas apenas aos associados à entidade.
Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan explica que a capacitação é fundamental para aprender a agir em tempos de incertezas provocadas por mudanças. “Para serem competitivos e sustentáveis, os modelos de negócios devem considerar que a mudança, além de inevitável, é parte de tudo que prospera. Os gestores precisam saber agir de forma estruturada e com mitigação de riscos. Lidar positivamente com transições e transformações, facilitando a adaptação dos colaboradores, também é papel do líder”, afirma.
Segundo a Firjan, ao longo do curso, os participantes terão acesso a conteúdo teórico e prático para planejar, organizar, comunicar e engajar equipes mesmo em momentos de incerteza. Ao longo da capacitação os integrantes das empresas irão construir um plano de ação que auxiliará na implementação do planejamento da mudança.
Seminário na Jornada de Gestão
No dia 22, a Jornada Gestão para a Mudança começará com a palestra “Gestão estratégica e gestão para a mudança”, com Ricardo Guimarães, presidente da Thymus Consultoria. O bate-papo terá a presença de Renato Vieira, diretor de Inovação da Vibra Energia; Sandro Meneghetti, sócio-diretor comercial da Zit Participações e Adriana Torres, assessora da diretoria para Gestão de Mudanças da Firjan.
Para finalizar, Ana Carolina Souza, mestre e doutora em Neurociência pela UFRJ com especialização nas áreas de Emoção e Regulação da Emoção e mais de 20 anos de experiência em Neurociência Comportamental, faz a palestra “O lado humano da mudança – não existe transformação sem pessoas”.
Gerente de conteúdo e inovação empresarial da Casa Firjan e da Firjan IEL, Maria Isabel Reis Oschery adianta um pouco do que será trabalhado ao longo da Jornada. “Trabalharemos cultura, comportamento e atitudes humanas e suas influências em relação às mudanças enfrentadas em uma empresa trazendo ferramentas e um olhar estratégico para os empresários”, conta.