Categorias: CapitalEconomia

Firjan reúne fornecedores e multinacional do setor de óleo e gás para oportunidades

A 5ª Edição do Programa Rede de Oportunidades da Firjan SENAI SESI contou com a presença de representantes da multinacional MODEC, responsável pela operação de ativos no offshore. A reunião, que aconteceu na segunda-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), na capital fluminense, teve como objetivo aproximar fornecedores e demandantes no mercado de petróleo, gás e naval.

Segundo a Firjan, há mais de R$ 300 bilhões de investimentos previstos para até 2024 nessa cadeia produtiva, com potencial de realização com conteúdo local. “Na MODEC, identificamos 17 oportunidades de negócios que poderiam ser atendidas por 240 empresas potenciais no estado do Rio, a partir de um levantamento feito com 2,2 mil possíveis fornecedores cadastrados”, apontou Felipe Siqueira, analista de Petróleo, Gás e Naval da federação.

A MODEC possui 12 navios-plataformas do tipo FPSO em produção no Brasil e três em construção para o país. Gerente de Relacionamento com Fornecedores da multinacional, Eduardo Bustamante afirmou que esse cenário aumentou a demanda por novos fornecedores.

“Daqui a pouco estaremos com mais navios em produção. Cada um desses tem a população offshore, mais as equipes de apoio em terra. Necessitam de muito suprimento e serviço. Nosso gasto em 2021 foi de mais de US$ 500 milhões, sendo 80% de conteúdo local”, contou.

De acordo com o executivo, a empresa busca preços competitivos, mas não necessariamente os mais baratos, devido à qualidade necessária do serviço. Ele acrescentou que, há 10 anos no Brasil, a empresa possui 2,8 mil empregados entre os 6 mil que emprega no mundo.

Para se tornar um fornecedor, o primeiro passo é se cadastrar no site da empresa. Quando há uma demanda sem fornecedor certo, os compradores vão buscar nos cadastros. Toda a documentação e atuação da empresa é avaliada. 

Entre os produtos mais demandados estão filtros industriais, válvulas, bombas, compressores e acessórios. Na parte de serviços, o gerente destacou os de fabricação, reparo, manutenção, chartering offshore e sistemas de comunicação.  

Presença de empresários valoriza encontro da Firjan

Gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan, Karine Fragoso elogiou a presença de novos empresários na reunião. “Bom que a gente está conseguindo trazer novos fornecedores para conhecer as demandas das empresas do Rio de Janeiro e de outros estados, como foi o caso do Estaleiro Jurong Aracruz, do Espírito Santo”, afirmou. 

Posts Recentes

Eleições 2024: tire suas dúvidas para o pleito deste domingo

Neste domingo (6), o Estado do Rio de Janeiro vivenciará o primeiro turno das eleições…

9 horas atrás

Giro pelos bares e restaurantes – 04/10

Primavera refinada em Búzios Para a primavera, a Chef Victoria Teles, no comando do restaurante…

1 dia atrás

Assembleia Geral da ACRJ aprova relatório financeiro

A Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) aprovou as demonstrações…

1 dia atrás

Via Dutra: PRF reforça efetivo para Festa da Padroeira

Os milhares de fiéis que visitarão o Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba,…

1 dia atrás

14º SIMPER apresenta inovações para arquitetos e engenheiros

Nos dias 9 e 10 de outubro, a Associação de Engenharia de Impermeabilização (AEI) promoverá…

1 dia atrás

Rede municipal de SJB realiza renovação de matrículas

O período de renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 começou nas 38…

1 dia atrás